qui, 15 maio 2025, 18:11:55

Condenado homem que matou primo com canivete em Joaçaba

No contexto de um homicídio, determinadas circunstâncias podem agravar a culpa dos autores, resultando no aumento da pena. São as chamadas qualificadoras, descritas no artigo 121, parágrafo 2º, do Código Penal brasileiro; e citadas frequentemente pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nas denúncias por crimes contra a vida.

Uma delas é o motivo fútil, caracterizado pela desproporção entre a causa e a ação. Em Joaçaba, um homem embriagado matou um primo com um canivete porque queria ficar com a casa onde ele morava, chocando a população.

O crime aconteceu no dia 14 de novembro de 2021, e o réu foi julgado na última sexta feira (8), no fórum da comarca. A promotora de justiça Francieli Fiorin conduziu a acusação e os jurados acataram todas as teses da denúncia: ‘O réu já tinha um histórico violento, e inclusive havia saído da casa que dividia com a companheira justamente por agredi-la, ficando sem ter onde morar. Então ele foi visitar o primo, e ao final do dia decidiu forçá-lo a deixar o imóvel para ocupá-lo, matando-o diante da negativa’.

Além do motivo fútil, outras duas qualificadoras foram reconhecidas: o uso de recurso que dificultou a defesa, pois a vítima havia passado o dia com o primo em um clima amistoso e não podia prever o ataque; e o meio cruel, devido à quantidade de golpes dados em regiões vitais do corpo, que provocaram um sofrimento desproporcional e intenso.

Assim, a pena foi fixada em 19 anos e 10 meses de prisão em regime inicial fechado pelo crime de homicídio com três qualificadoras. O réu não poderá recorrer em liberdade. Ele também foi condenado a seis meses e 12 dias de detenção por inovar de forma artificial o estado das coisas, limpando e colocando o canivete que ele próprio usou na mão da vítima para tentar convencer a perícia de que agiu em legítima defesa, o que foi descartado nas investigações. (DI Regional)

Leia também:

Femix 2024 será lançada com fenômeno musical da internet

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas