Confirmado primeiro caso de dengue em Concórdia neste ano

 Foto: Ministério da Saúde

Foi confirmado na manhã da terça-feira, dia 21, o primeiro caso de dengue em Concórdia. É um paciente de 41 anos, que mora do centro do município. Ele está com quadro clínico estável, sem necessidade de internação. As informações são da Vigilância Epidemiológica de Concórdia.

O homem apresentou sintomas recentemente, realizou o teste e o resultado positivo foi atestado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e o zika vírus.

De acordo com a vigilância, é possível que a contaminação não seja local. Isto porque o paciente tem histórico de viagem para o Estado de São Paulo, por isso, é provável que o caso seja importado, com a infecção ocorrendo no outro estado.

Conforme a enfermeira Mônica Pivotto, com a confirmação, uma equipe de campo do Programa de Dengue de Concórdia vai até a residência do homem para fazer uma avaliação do local e encontrar possíveis focos, já que um mosquito pode picar o paciente e ficar infectado, iniciando aí a contaminação de outras pessoas.

No ano passado, o primeiro caso foi confirmado no dia 25 de janeiro. Porém, se tratava de uma contaminação autóctone, isto é, contraída dentro de Concórdia. Em 2024, o município registrou 2.407 casos de dengue, um dos maiores números da história. 

Com informações Rádio Aliança

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas