O Consórcio Itá realizou no dia 16 de setembro, uma ação de plantio de mudas nativas que marcou a neutralização de Carbono (CO2) do 1° Fórum ESG – conectando pessoas com energia e propósito através do exemplo. A atividade foi realizada em uma área localizada junto ao Horto Botânico do Consórcio Itá, Comunidade de Linha Fátima, interior do município de Itá/SC. O plantio envolveu colaboradores do Consórcio Itá e na atividade foram plantadas 77 mudas de árvores nativas, dentre elas, Araucárias, Guajuviras, Canela – sassafras, Imbuia e Gramixinga.
A ação foi acompanhada por Juciê Cássio Decezare, Diretor da Set Carbon, startup que fez o levantamento da Carbono do evento e a compensação necessária para neutralizar a emissão. Para ele o plantio complementou outras ações frente ao Fórum: “É importante ressaltar que quase metade das emissões possíveis no evento puderam ser evitadas através de otimizações na logística de transporte dos palestrantes. De forma que o restante (10,66tCO2) foram compensadas através do incremento na floresta e consequente aumento de sequestro de carbono, resultando na remoção de carbono da natureza. Esta é uma das vantagens de ações de descarbonização voluntárias, a possibilidade de vincular ações socioambientais causando efeito borboleta na sociedade”.
O 1° Fórum ESG, realizado dia 23 de agosto, reuniu 28 palestrantes e um público superior à 250 participantes, em 10 horas de palestras e painéis. Além do Carbono neutro, o evento foi, beneficente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itá. Durante a programação do Fórum ESG foi repassado simbolicamente à presidente da instituição, Arlete Barionuevo o valor arrecadado com a venda dos ingressos na marca dos R$8.730,00.
Para o Consórcio Itá o evento superou as expectativas da organização e do público, com participantes dos três estados do Sul, das mais variadas áreas, os quais vieram engajados com a causa ESG e compartilharam cases sobre as áreas ambientais, sociais e econômicas, e o principal, o 1° Fórum ESG conectou pessoas e criou um ecossistema para discutir o importante assunto. Ficou o gostinho para a 2° edição em 2025.