Há poucas semanas para comemorar o dia dos pais, o comércio catarinense já deve se preparar para as vendas, já que a Pesquisa de Intenção de Compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), aponta uma alta nominal de 6,0% diante do ano anterior, com valor estimado em R$ 194,77 para os gastos com a data.
“O dia dos pais é mais uma data especial e que traz muitos estímulos para a movimentação econômica de praticamente todos os setores do comércio. E as pesquisas divulgadas pela Fecomércio buscam orientar e preparar o empresário com essas informações relevantes para um melhor aproveitamento da data em seus estabelecimentos”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.
Confira a pesquisa completa neste link
De acordo com os resultados, ainda dá tempo do empresário se preparar para a data, pois 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa. Os locais de compra preferidos continuam a ser o comércio de rua (59,4%), seguido das lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). E os presentes mais procurados serão vestuário (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%).
Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de três quartos dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022 quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 05 de julho de 2023 e ouviu 2.100 pessoas. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. (RCN)
Leia também:
Oficializado pedido de prioridade para duplicar BR-282 entre Chapecó e Irani