Guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó foram deslocadas na noite desta quinta-feira, 23 de janeiro, para atendimento a múltiplas vítimas de intoxicação exógena causada pela inalação de produto químico utilizado para dedetização. As vítimas eram moradores do edifício Itamaracá, no centro da cidade, onde em uma sala comercial do pavimento térreo estava sendo realizada dedetização. O produto químico, em forma de gases, invadiu todos os andares da edificação, incluindo a escada de emergência, impossibilitando a evacuação dos moradores do local.
Diante da informação de várias vítimas que encontravam-se no interior do prédio, as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros realizaram o acesso ao interior da edificação, dando início ao procedimento de evacuação das pessoas com o uso de equipamentos de respiração autônoma. No total foram retiradas do interior da edificação pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros 15 pessoas, sendo que na grande maioria eram idosos que apresentavam dificuldades respiratória, tontura, mal-estar e ardência nos olhos e vias aéreas. Das 15 vítimas resgatadas, seis foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Regional Oeste hospital da Unimed.
Foram empregados dois caminhões de resgate e duas ambulância do Corpo de Bombeiros, além de duas ambulâncias de suporte básico do SAMU. Após a retiradas das vítimas, as equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a ventilação da edificação, deixando o local em condições habitáveis e liberando o local para o acesso dos moradores.