A partir desta sexta-feira (30 de maio), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
A ação amplia significativamente a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias. Com mais de 4.730 agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios assumem o papel de facilitadores do acesso a esse tipo de serviço, promovendo inclusão social e garantindo atendimento humanizado e seguro, em uma iniciativa que reforça a importância da estatal como braço do Governo Federal a serviço da sociedade.
Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão:
- Consultar se há descontos associados em seus benefícios;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar a autorização de algum desconto;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar a documentação enviada por associações;
- Receber orientações impressas com protocolo de atendimento.
Todo o atendimento será gratuito para apoiar aposentados, aposentadas e pensionistas que não têm familiaridade com o aplicativo Meu INSS ou que não fizeram a consulta por meio do telefone 135. Para ser atendido em uma agência dos Correios, basta apresentar um documento de identificação. Haverá prioridade de atendimento nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento.
A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Alerta importante: ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!
Capilaridade e inclusão social – Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais. “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirma o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
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