A fila de pacientes contaminados com Covid-19 à espera de um leito de UTI caiu para 51 nesta segunda-feira, 26, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com o número, o Estado apresenta queda por sete dias consecutivos e redução de mais de 50% no volume de doentes aguardando vaga neste período. Neste ritmo, Santa Catarina pode zerar a fila por UTI ainda em abril.
A fila de 51 pacientes aguardando um leito disponível mostra que a situação permanece preocupante, mas melhorou nas últimas semanas. No início de março, o Estado chegou a ter mais de 400 pessoas esperando uma vaga, inclusive com registros de doentes em sofás e nos corredores de hospitais.
O Sul é a região com maior número de doentes na fila por UTI, com 23. Na sequência, estão Norte (17), Meio-Oeste (7) e Foz do Rio Itajaí (4). Serra, Grande Florianópolis, Grande Oeste e Vale do Itajaí não possuem registro de paciente em espera. Além da UTI, há 28 pessoas aguardando leitos clínicos: 27 na região Norte e uma na Grande Florianópolis. Os dados são referentes à manhã desta segunda-feira.
Fila por UTI
Santa Catarina (total): 51
Sul: 23
Norte: 17
Meio-Oeste: 7
Foz do Rio Itajaí: 4
Serra: 0
Grande Florianópolis: 0
Grande Oeste: 0
Vale do Itajaí: 0
Rede Catarinense de Notícias