qui, 10 abr 2025, 14:02:07

Cresol Interação apoia Futsal de Base da Liga G8 na região da Amauc

A Cresol Interação por ser apoiadora do esporte e do cooperativismo, resolveu patrocinar a Liga G8, mas mais especificamente a modalidade de Futsal de Base. A Liga é composta por municípios da Amauc, onde a cooperativa está inserida.

liga g8 capa

   

Em 2021, após a retomada de atividades com a amenização da pandemia da Covid-19, os oito municípios que compõem a região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) estavam se indagando sobre a retomada de atividades esportivas em suas respectivas localidades. Assim, representantes de Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã, Itá, Paial, Seara, Xavantina e Arvoredo se reuniram algumas vezes para discutir a situação de cada município até que surgiu a ideia da Liga G8. Portanto, esse grupo foi formado com o objetivo de cooperar, através de trocas de ideias, experiências, unificar ações e realizar campeonatos regionais.

O coordenador do grupo, Ricardo Moisés Hoch, explica que a ideia proporcionou redução de custos para os municípios e permitiu a permanência de um calendário esportivo durante todo o ano. “Muitas vezes era realizado apenas um campeonato por ano, que durava um curto espaço de tempo e depois os atletas ficavam parados. Agora, iniciamos por volta de maio e seguimos até novembro com esportes. Formamos como se fosse uma cooperativa de esporte, com ações e eventos unificados e permanentes”, salienta Moisés.

As modalidades disputadas são Bolão, Bocha, Futsal e Futsal de Base. Todas nas categorias masculina e feminina. A Liga G8 envolve as CMES dos municípios nos campeonatos – uma seleção de atletas, mas são realizadas também as Taças com as equipes desses municípios que ficaram campeãs municipais. E a regra é clara: os times dessas equipes precisam manter a formação de jogadores em que disputaram os eventos em seus municípios.

A Cresol Interação por ser apoiadora do esporte e do cooperativismo, resolveu patrocinar a Liga G8, mas mais especificamente a modalidade de Futsal de Base. No masculino essa categoria é dividida em equipes de 8, 10, 12 e 14 anos. Já no feminino envolve meninas de 10, 12 e 15 anos. Em 2022, são 43 equipes e quase 600 atletas que participam da modalidade de Base. “Optamos em apoiar essa categoria, pois verificamos a oportunidade de incentivar essas crianças e adolescentes a praticarem esportes. Porém, além de formar atletas, queremos formar bons cidadãos e o esporte é uma forma deles entenderem a importância do trabalho em equipe e de cooperar”, destaca o presidente da Cresol Interação, Michel Triaca. A cooperativa, com sede em Xavantina, possui também agência em Lindóia do Sul, Ipumirim, Arabutã e Seara. Conforme salienta o presidente, a Cresol está desenvolvendo o projeto Cresol + Interação com o intuito de aproximar a cooperativa da sociedade e dos cooperados. Entre as ações deste projeto está o Comunidade Mais Bonita e essa parceria com o G8, por exemplo.

Para Ricardo Moisés Hoch ter a Cresol como parceira já no primeiro ano da Liga proporcionou credibilidade ao grupo. “E como nosso intuito era promover a cooperação entre os municípios, nada melhor que ter uma cooperativa conosco, pois tem o mesmo sentido”, salienta.  “A Cresol não está apenas patrocinando. Ela está presente, está vivendo o evento e com o mesmo pensamento de apoiar a cooperação”, finaliza o coordenador.

Em cada temporada é escolhido um dos municípios que se disponibiliza em sediar as finais de todas as modalidades. Neste ano, o evento final será realizado em Itá (SC) no dia 19 de novembro.

Presidente da Cresol Interação, Michel Triaca, e coordenador do grupo, Ricardo Moisés Hoch, comentam sobre a parceria e sobre cooperar.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas