Neste fim de semana, ocorre o curso de recertificação de guarda-vidas civis em Itá, uma das atividades essenciais para os profissionais de resgate que atuarão na região. O comandante dos Bombeiros Militares de Itá, sargento Evandro Ludwig, explicou mais detalhes sobre o treinamento e a importância da preparação para a operação veraneio.
De acordo com Ludwig, a operação veraneio na Prainha de Itá terá início no começo de novembro, com a presença dos guarda-vidas no posto da Prainha. “Esses profissionais precisam estar certificados e passar por um treinamento específico. Neste fim de semana, faremos a recertificação daqueles que já atuaram na operação do ano passado. O treinamento acontecerá no sábado e no domingo, seguido por uma prova para avaliar se estão aptos a continuar exercendo a função”, destacou o sargento.
Além da recertificação, Ludwig anunciou que um novo curso de formação para guarda-vidas civis será realizado em Itá no próximo mês. “Teremos um curso de formação durante outubro, com previsão de conclusão e formatura em 2 de novembro. Esses novos profissionais irão complementar as escalas de serviço no posto da Prainha”, explicou.
Os atendimentos no posto da Prainha estão programados para começar ainda em outubro, ocorrendo aos finais de semana até a primeira quinzena de dezembro. A partir daí, os guarda-vidas atuarão diariamente até a virada do ano, período de maior movimento de banhistas. Após a segunda quinzena de janeiro, quando o fluxo de visitantes diminui, o atendimento será retomado apenas nas sextas, sábados e domingos.
O reforço no treinamento e a formação de novos profissionais visam garantir que todos os visitantes possam desfrutar de um verão seguro e tranquilo nas praias de Itá. (Rádio Aliança)
Leia também: