Defesa Civil alerta para queda nas temperaturas em Santa Catarina

De acordo com o sistema de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a partir desta segunda-feira, 13, uma massa de ar frio avança pelo estado, trazendo o declínio acentuado nas temperaturas. O ar frio entra em SC pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para o restante das regiões até o fim do dia. O Litoral Norte é a região com previsão de queda mais significativa das temperaturas, já que nesta segunda os termômetros chegaram aos 35°C e na terça-feira, 14, a temperatura máxima não deverá passar dos 15 ºC.

As áreas em laranja do mapa apresentam risco alto para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Nas áreas em amarelo o risco é moderado para ocorrências associadas. Atenção redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação.

Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, é importante que a população esteja preparada, adotando medidas de proteção, como o uso de agasalhos adequados, principalmente durante as noites e as madrugadas. Além disso, é essencial atentar para os cuidados com a saúde, especialmente daqueles mais suscetíveis aos efeitos adversos do frio.

Frio intenso deve continuar até a próxima quarta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou ainda nesta segunda-feira, 13, uma Observação Meteorológica para a manutenção das temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses. Na tarde da terça, as temperaturas sobem pouco e as máximas ficam entre 14 e 17°C na maioria das regiões. Nos pontos mais elevados do estado os termômetros não devem passar dos 12°C.

Na quarta-feira, 15, o amanhecer será ainda mais frio no estado, com mínimas entre 0 e 5°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. Nos pontos mais altos da Serra, as temperaturas podem atingir valores negativos e deve haver formação de geada. No litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte as mínimas variam de 8 a 12°C.  O risco é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo para desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Na tarde da quarta, 15, o ar frio perde força e as temperaturas voltam a subir.

Recomendações para a população com a chegada do frio

  • Atenção redobrada com a população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, e animais de estimação;
  • Procure usar agasalhos adequados;
  • Beba bastante água;
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
  • Mantenha a higiene das mãos;
  • Evite lugares fechados e de grande circulação de pessoas.
- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×