Defesa Civil alerta para risco de alagamentos

Um alerta amarelo sobre o risco de inundação gradual para as próximas 6 horas em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e municípios próximos, foi emitido pela Defesa Civil. O alerta é até às 23h desta quinta-feira (23).

Os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambu, Itá, Paial e Águas de Chapecó também estão no radar de observação sobre o risco de inundação.

A recomendação da Defesa Civil é de não dirigir em locais alagados, evitar transitar em portilhões e pontes submersos, e ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Também há alerta vermelho para risco de temporal em municípios do Meio-Oeste do Estado. A orientação é buscar local abrigado longe de árvores, placas e postes de energia. Além disso, ficar longe de janelas e desligar aparelhos eletrônicos e jamais ficar na água.

Previsão para os próximos dias

A tendência é que se mantenham essas instabilidades do Oeste ao Sul do Estado, incluindo todo o Litoral e Planalto Sul, até sexta-feira (24), com pancadas de chuvas e trovoadas, com pequenos períodos de melhora, mas ainda com chances de mais granizo e grandes tempestades.

As temperaturas ficam entre 20°C e 23°C, no Litoral Norte, Planalto Norte, e Vale do Itajaí. Do Oeste ao Sul do Estado uma certa sensação de abafamento, indicando o deslocamento de uma frente fria , esfriando gradativamente durante o fim da tarde, até sábado (25).

No domingo (26), há chances de geada do Oeste até a Serra, sem frio rigoroso para toda Santa Catarina, mas que segundo o meteorologista “vale retirar casacos mais grossos do armário”. No restante do Estado permanecem as baixas temperaturas.

Na região da Grande Florianópolis, as chances de tempestades são pequenas, com pancadas de chuva de sexta-feira (24) até domingo (26), e as temperaturas entre 14°C e 17°C no início das manhãs e 20°C à tarde.

“Por estar em uma rota de tempestades, o Estado pode sofrer com mais episódios de acúmulo de granizo e chuvas severas durante todo o inverno”, afirma o meteorologista Piter Scheuer.

ND Mais