Defesa Civil e Epagri emitem nota com altos volumes de chuva na última semana de outubro

A semana será marcada por tempo instável em Santa Catarina, entre a segunda, 23, e a quinta-feira, 26, uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, volta a provocar pancadas de chuva e temporais isolados no estado, principalmente ao longo da terça-feira, 24, em áreas do Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante deste período, a instabilidade ocorre intercalada com momentos de melhoria. 

Entre a sexta-feira, 27, e o sábado, 28, o processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano volta a trazer temporais com chuva intensa e volumosa e acompanhados por vendavais e chance de granizo. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. 

Inicialmente, na sexta-feira, 27, a chuva ocorre acompanhada de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado, se espalhando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo do dia. Entre o final da noite de sexta-feira e durante a madrugada e manhã de sábado, a chuva e os temporais ganham intensidade e se espalham sobre o estado, sendo mais intensos entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Norte. 

No período de sexta, 27, a sábado, 28, são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem ficar acima. No restante do estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.

Informações Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×