Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, toda a área que abrange o Grande Oeste está no radar de atenção para a condição meteorológica, além do Planalto Sul e parte do Alto Vale do Itajaí. Estas regiões, como é possível ver no mapa abaixo, estão em laranja, para risco alto de atenção. As demais áreas tem risco moderado.
Ainda conforme o comunicado da Defesa Civil, esta condição deve começar por volta das 12 horas de sexta-feira, 18, e se arrastar até o começo da manhã de sábado, 19, e ocorre por conta da aproximação e passagem de uma frente fria associada a formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul.
Estes temporais vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Chuvas pontualmente intensas também podem ser observadas, porém o risco associado a esta condição é baixo.
Além do alerta para temporais, a Defesa Civil também emitiu um comunicado para risco de fortes rajadas de vento para esta sexta-feira, começando já no início da manhã, por volta das 08 horas, indo até as 23 horas do mesmo dia. A área de abrangência é a mesma do alerta anterior.
Conforme o órgão, isso deve novamente pela formação do ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul. Nas áreas em amarelo do mapa, a velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h. Nas áreas em verde, o vento médio varia entre 15 e 25 km/h e as rajadas devem ficar entre 50 e 65 km/h.
Informações Sublinhado