DENGUE: Vistorias e aplicação de pastilhas em caixas d’água são realizadas em Itá

Fotos divulgação Prefeitura de Itá

Visando o combate a dengue, as agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Itá realizam semanalmente a vistoria em sete locais específicos, chamados de armadilhas. A cada 15 dias as ações acontecem em pontos estratégicos. Conforme a Diretora de Vigilância Sanitária, Beatriz Soares, somente em 2023 já foram encontrados 39 focos do mosquito Aedes aegypti, no município itaense.

Um mutirão foi realizado nos dias 8 e 9 de agosto. Durante os dois dias, 15 agentes visitaram cerca de 2.500 casas na aérea urbana da cidade. “Estamos orientando as pessoas e fazendo o tratamento da água onde existe a necessidade, mas o que estamos observando é que parte da população está resistente ao tratamento”, confirma Beatriz.

O protocolo é realizado com um larvecida específico. São pastilhas de longa duração que ficam agindo por 60 dias no recipiente aplicado, evitando assim a proliferação do mosquito. “As pessoas estão com medo de contaminação das pastilhas que usamos na água e não com medo do mosquito da dengue”, avalia.

A Secretária de Saúde, Juliana Batista faz um alerta. “Estamos no mês de agosto, mas o frio nem apareceu. Isso é motivo de preocupação. Precisamos nos conscientizar, pois a dengue mata, sim. Ano passado tivemos mais de 1,4 mil casos no município e dois óbitos”, relembra.

Sobre a pastilha

O material já vem sendo usado há dois anos pelo governo, como uma alternativa eficiente no controle das larvas dos mosquitos, pois pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para ser um criadouro dos insetos. Além disso, apresenta vantagens significativas como segurança humana e baixo desenvolvimento de resistência, o que o torna bastante promissor no controle biológico de vetores, principalmente do Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores da dengue, chikungunya e Zika.

O produto só pode ser aplicado pelos agentes ou pessoas autorizadas. Caso não tenha ninguém em casa durante os dias de mutirão, basta ligar ou chamar pelo WhatsApp (49) 9 8855 9143 para agendar uma visita. Os mutirões são realizados a cada 60 dias.

Informações Prefeitura de Itá

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×