Dez cidades da Amauc não tiveram óbitos em setembro

Depois de um primeiro semestre com números negativos e crescentes em relação à covid-19, a segunda parte do ano é de contraponto, com quedas de infectados e de mortes. Prova disso são os dados da doença no Alto Uruguai Catarinense, cuja região apresentou, por mais um mês seguido, reduções. O número de novos casos segue desacelerando e foi de apenas 384 positivados em setembro.

Conforme levantamento feito pela reportagem, os 14 municípios da Amauc registraram uma redução de 22% no número de infectados com a doença. Até o dia 30 de setembro, a região possuía um total de 32.199 diagnósticos positivos – o que significa que 22% da população total do Alto Uruguai (148.354 habitantes) foi contaminada pelo coronavírus.

De acordo com os dados disponíveis nos boletins divulgados pela entidade regional e analisados pela reportagem da emissora, em relação ao número de recuperados, os 14 municípios da região relataram 376 pacientes que venceram a doença ao longo do último mês. É uma redução na comparação com agosto, mas isso ocorre por conta da queda no número de novos casos. Ao fim de setembro, eram 31.744 recuperados.

A boa notícia também se aplica à quantidade de óbitos na região. A Amauc possuía, até 30 de setembro, um total de 377 mortes desde o início da pandemia, sendo 12 no mês anterior, contra 19 em agosto – queda de 37%. O levantamento feito pela reportagem apontou ainda que dez cidades não tiveram óbito. São elas: Alto Bela Vista, Arabutã, Ipira, Ipumirim, Irani, Jaborá, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco e Xavantina.

Por fim, quanto aos casos ativos de covid-19, até o dia 30 de setembro, eram 78 pacientes em tratamento, contra 82 no fim de agosto. Essas reduções mostram os efeitos da vacinação, que vem sendo responsável pela melhora no quadro da covid. Com algumas variações, a Amauc tem uma média de 60% da população completamente imunizada contra a doença.

Rural

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×