sex, 11 abr 2025, 05:13:45

Duzentos municípios gaúchos decretam situação de emergência em razão da estiagem

Duzentos  municípios do Rio Grande do Sul decretaram situação de emergência, desde o ano passado, em razão da estiagem. Em cada 10 prefeituras, quatro adotaram a medida.  O número deve aumentar já que outras 26 prefeituras já registraram o pedido de homologação e aguardam o aval do governo estadual.

Estiagem no Rio Grande do Sul causa prejuízos às lavouras de grãos, como esta de milho – Foto Portal Adesso

Entre os municípios atingidos pela estiagem, vários estão na divisa ou próximos à divisa com Santa Catarina. Destacam-se, nesta condição, Erechim, Aratiba, Gaurama, Iraí, Itatiba do Sul, Viadutos, Mariano Moro, Marcelino Ramos, Nonoai, Paim Filho, Nova Barreiro e Severiano de Almeida.

Também estão em situação difícil outras regiões produtoras de grãos, como Santo Angelo e Cruz Alta.

Segundo publicação do jornal Zero Hora, com a situação de emergência decretada, os municípios ganham direito a benefícios para ações de combate à estiagem. Destaca-se, o âmbito estadual, a anistia dos produtores no programa Troca-Troca de Sementes de Milho.  O Governo do Estado vai subsidiar 100% das sementes adquiridas pelos produtores. E para as cidades que não oficializaram o decreto, o benefício é de 28%.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas