Pela quarta vez desde o início da pandemia, a comarca de Itá destinou recursos a municípios da região a fim de combater a disseminação da Covid-19. O valor disponível é de R$ 9.574,02 e é oriundo do pagamento de penas pecuniárias.
Do montante, 80% serão destinados ao Fundo Municipal de Itá e 20% ao Fundo Municipal de Paial. A divisão considerou o número de habitantes de cada cidade, sendo 6.426 e 1.505 respectivamente. O juiz Rodrigo Climaco José, da Vara Única da comarca, recomendou a aquisição de máscaras para fornecimento aos professores e alunos da rede pública de ensino, o que se faz necessário diante do retorno às aulas presenciais, conforme requerido pelo Ministério Público.
“É de se recordar, ainda, que a própria região na qual os municípios de Itá e Paial estão situados vê-se em crescente avanço da pandemia, apresentando diversos novos óbitos com, inclusive, certa frequência, mantendo-se como região que apresenta nível gravíssimo em números de infectados e de óbitos”, destacou o magistrado na decisão. As administrações municipais devem prestar contas do uso do dinheiro, em prazo determinado.