Nos dias 4, 5 e 6 de junho, o Teatro Municipal Maria Luiza de Matos de Concórdia, será palco da história da Guerra do Contestado. A peça “Contos e cantos do Contestado” convida o público ao reconhecimento da história que é símbolo de resistência dos caboclos ao domínio e exploração nas terras contestadas.

A Guerra do Contestado (1912-1916) foi o maior conflito armado do país, na região fronteiriça dos estados do Paraná e Santa Catarina. Os caboclos, liderados por líderes messiânicos, como José Maria, organizaram-se em uma resistência armada contra as forças do governo e das elites locais. A guerra foi marcada por batalhas sangrentas, massacres e forte repressão estatal, resultando em milhares de mortos.
Serão cinco sessões gratuitas ao público, já que a mini temporada foi contemplada pelo edital Lei Paulo Gustavo SC D+, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.
Datas/Horários:
04/06 (terça-feira) – 19h45
05/06 (quarta-feira) – 8h15 e 14h
06/06 (quinta-feira) – 14h e 19h45
Local: Teatro Municipal Maria Luiza de Matos (anexo a Casa da Cultura – Rua Abramo Eberle, 322 – Centro)
Classificação: 12 anos
Todas as sessões contarão com intérprete de Libras. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no Centro Cultural de Concórdia (segunda à sexta, das 7h às 19h). Agendamento para grupos pelo telefone (49) 9 9156-7373.

Ficha técnica:
Direção, texto e figurinos: Renata Gaertner
Fragmentos dos poemas de Euclides José Felippe
Elenco: Artêmio Filho, Cleucir Sulenta, Flávia Peruzzo, Gilvoney Maziero, Meire Rosa, Lariessa da Campo, Silvana Peruzzo, Vânia Peruzzo
Desenho de Luz: Ademir Paulo Klein
Músicas: Júlio Gomes
Adereços Cênicos: Ademir Paulo Klein e Cleucir Sulenta
Operação de Luz: Ademir Paulo Klein
Operação de Som: Renata Peruzzo Petry
Fotografia: Marcos Terras
Produção: Sabiá Gestão Criativa
Realização: Associação dos Grupos de Teatro de Concórdia