dom, 9 nov 2025, 23:18:49

Estado anuncia construção de bunkers em escolas para aumentar proteção

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que vai iniciar a construção de bunkers (salas seguras) em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidade escolar diante de tempestades severas. O primeiro deve ser construído durante já na reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, na cidade de Dionísio Cerqueira. Jorginho Mello visitou a unidade neste domingo, 9, logo após a passagem de um tornado que destruiu a escola.

“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou o governador. As unidades estaduais atingidas no Extremo Oeste já vão receber manutenção nos próximos dias.

Durante a manhã e tarde deste domingo, Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução. Os dois municípios foram fortemente afetados por temporais e tornados durante o final de semana. Além dos alertas emitidos e monitoramento de risco das intempéries, imediatamente às ocorrências, a Defesa Civil estadual iniciou o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoio.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas