qua, 5 nov 2025, 14:59:59

Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti

As arboviroses vêm se tornando um desafio para Santa Catarina, principalmente se tratando de dengue. Em 2025, ocorreram 20 óbitos pela doença, assim como um aumento nos casos de chikungunya, inclusive com os primeiros óbitos confirmados. Com a aproximação do período sazonal, que favorece a proliferação e a disseminação do mosquito vetor, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SED), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), estão unindo esforços para intensificar as ações de preparação e combate, diante do potencial aumento de casos nas próximas semanas, com mobilização nas escolas.

A iniciativa prevê uma mobilização nas escolas entre os dias 27 de outubro a 8 de novembro, envolvendo toda a rede — municipal, estadual e privada — para engajar crianças, educadores e famílias em ações de prevenção e controle da dengue, focando na eliminação de locais com água parada. Embora o foco da mobilização seja o ambiente e a comunidade escolar, os municípios podem avaliar a realidade local e definir as atividades neste período também.

Foto: Jonatã Rocha/SECOM

Entre as iniciativas está a sensibilização sobre a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), realizada pelas secretarias municipais de saúde. A ação capacita e orienta sobre o uso correto do produto, que é uma importante ferramenta no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti. As atividades também incluem a verificação das estruturas prediais das escolas, com inspeção de calhas, caixas d’água e possíveis locais de acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Outra frente de trabalho envolve ações educativas voltadas à comunidade escolar, com a realização de palestras, oficinas e debates sobre prevenção, sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além disso, a SES está incentivando a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 16 anos, faixa etária contemplada pela campanha. A imunização está sendo realizada em 100 municípios das Regiões de Saúde do Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí.

Com essas ações, Estado e municípios reforçam o compromisso conjunto de reduzir os casos de dengue e ampliar a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo com o ambiente.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas