Com acumulados de chuva que podem chegar a 150 mm, os municípios da região Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina entram em alerta. Pelo menos em 20 cidades foram registradas transtornos ocasionados pelo acúmulo de chuva. A situação preocupa autoridades.
Alagamentos em Bom Jesus. – Foto: Prefeitura de Bom Jesus/Divulgação/ND
Em Bom Jesus, pelo menos 12 pessoas já foram retiradas de suas casas por conta do risco de inundação por parte das águas que seguem subindo em ritmo acelerado, segundo informações da Defesa Civil regional. As comunidades da Linha Bento, Formigas e também o Bairro Jardim Itália, são os mais afetados.
O município estuda a possibilidade de decretar situação de emergência ainda nesta segunda-feira (10). A prefeitura informou que equipes da Defesa Civil municipal estão a campo desde as primeiras horas da manhã para realizar levantamentos dos estragos causados pelas fortes chuvas.
De acordo com o Prefeito Rafael Calza, até o momento não é possível apresentar dados concretos relacionados aos prejuízos, mas as estradas rurais que haviam recentemente sido recuperadas acabaram sendo alagadas e precisarão receber nova atenção por parte do governo municipal.
O vice-prefeito, Vilmar Peccini, salienta que agora a prioridade é o atendimento às pessoas e famílias afetadas pela chuva, e que todas as equipes da prefeitura estão empenhadas para auxiliar nos trabalhos que forem necessários para evacuação de casas. Os que possuem familiares na cidade estão sendo levados à casa de parentes, e aos que necessitarem, o município providenciará alojamento.
No Meio-Oeste, também foram registrados transtornos:
- Herval d’Oeste: Deslizamento em via pública no bairro Vila Rica
- Tangará: Escola municipal Zummer (zona rural) com aulas suspensas na tarde de hoje. Sem acesso devido a alagamentos
Veja fotos:
Situação da chuva preocupa e moradores começam a ser retirados de áreas alagadas. – Prefeitura de Bom Jesus/Divulgação/ND(1)
Alerta máximo
O coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, informou que uma reunião será realizada por volta das 16h30 para analisar a situação dos municípios mais afetados. Entre eles estão Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Ipuaçu, Galvão, Ouro Verde e São Lourenço do Oeste.
“São cidades que estão com maior gravidade devido ao número de alagamentos, deslizamentos e famílias sendo retiradas as áreas alagadas. Um levantamento está sendo realizado para mencionarmos os estragos até o momento”, pontuou.
O risco para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, é moderado na área amarela, alto na área laranja e muito alto na área em vermelho no mapa abaixo.
Chuvas volumosas são esperadas em Santa Catarina nesta segunda (10) e terça-feira (11) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
O motivo é a atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, que intensifica a chuva em todas as áreas do Estado. Já a Epagri/Ciram afirma que a chuva pode superar os 200 mm.
ND+