Fetrancesc divulga nota de repúdio contra o aumento do diesel

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina, juntamente com os 13 Sindicatos filiados que compõem o Sistema Fetrancesc, emitiu uma nota para manifestar repúdio em relação ao aumento de 8,89% no preço do óleo diesel anunciado pela Petrobrás, o qual acumula 51% de elevação somente no decorrer de 2021 e 80% nos últimos doze meses.

Responsável pelo faturamento de mais de R$ 18 bilhões, o equivalente a 5,5% do PIB e arrecadação superior a R$ 674 milhões em 2020 somente em Santa Catarina, o Transporte Rodoviário de Cargas tem o óleo diesel como principal insumo, responsável por 45% a 60% no preço do frete de carga lotação. Significa dizer que, a cada R$ 100 reais de frete de carga lotação, há uma variação de R$ 45 a R$ 60 no gasto com o diesel.

Destaca-se que, até julho de 2021, o Estado de SC arrecadou R$ 560 milhões com ICMS sobre o diesel e a gasolina a mais do que o mesmo período em 2020. Mantendo-se o crescimento no volume de vendas neste ano sobre o anterior, e projetando a variação para os próximos meses, espera-se um crescimento na arrecadação do imposto sobre os combustíveis de aproximadamente 35%, somando R$ 1,3 bilhão a mais se comparado a 2020.

Em um efeito cascata, a sociedade mais uma vez pagará a conta, justamente em um período de graves prejuízos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19, contra o setor que transportou a responsabilidade de garantir alimento no supermercado, medicamentos nas farmácias, suprimentos nos hospitais, combustíveis nos postos e todos os demais insumos para assegurar a assistência básica à população.

Rádio Rural

- Publicidade -