ter, 7 out 2025, 20:49:43

Fiesc pede inclusão de novos setores na negociação pelo fim do tarifaço

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defendeu nesta terça-feira (7) a inclusão de produtos de madeira e móveis na lista de exceções ao aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. O pedido foi apresentado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em reunião que contou com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense.

O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, destacou a importância econômica dos setores para o estado e para o país. “O vice-presidente Alckmin disse que estes setores são ‘a prioridade das prioridades’, em função do que representam para a economia”, afirmou Seleme, ressaltando que o governo brasileiro solicitou a suspensão temporária da tarifa de 40% enquanto as negociações estão em curso.

A reunião contou ainda com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Henrique Fávero, de representantes da ApexBrasil, do coordenador do Fórum Parlamentar, Pedro Uczai, e dos deputados Valdir Cobalchini, Ana Paula Lima, Rafael Pezenti e Luiz Fernando Vampiro.

A FIESC também solicitou ampliação e revisão dos programas de apoio às empresas exportadoras, visando mitigar os impactos sociais e econômicos das tarifas e garantir a manutenção de empregos e da competitividade do setor.

De acordo com dados apresentados à autoridade federal, Santa Catarina respondeu por 36,7% das exportações brasileiras de produtos de madeira em 2024, sendo 41% desses embarques destinados aos EUA. O estado concentra 25% da força de trabalho nacional do setor, com mais de 43 mil trabalhadores em 2,6 mil empresas.

Já o setor moveleiro catarinense foi responsável por 27,6% das exportações brasileiras, sendo quase metade (46,5%) destinadas aos EUA. A indústria emprega cerca de 30 mil trabalhadores em mais de 3,3 mil empresas, representando 10,9% da força de trabalho nacional do setor.

O encontro reforça a importância estratégica de Santa Catarina na produção e exportação de madeira e móveis e o esforço do setor empresarial para buscar alternativas que minimizem os impactos do tarifaço norte-americano.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas