Conforme a Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil, o fim de semana tem chances de temporais em todas as regiões de Santa Catarina. Para este sábado, 18, a previsão é de tempo abafado. Entretanto, a partir do final da manhã e início da tarde, o calor somado à disponibilidade de umidade e perturbações atmosféricas irão favorecer a formação de temporais isolados em todas as regiões, principalmente entre os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.
Os temporais devem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, trazendo risco moderado a pontualmente alto para alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. Antes da instabilidade, o calor ganha força com máximas acima dos 30°C em praticamente todo o estado e chegando próximo dos 35 aos 37°C em áreas do Oeste e Vale do Itajaí.
No domingo, 19, o calor e a disponibilidade de umidade somadas a influência de uma área de baixa pressão segue mantendo condição para novos temporais em Santa Catarina, especialmente entre a tarde e à noite. Os temporais vêm acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda de granizo pontual, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. Novamente, antes da instabilidade o calor predomina, com máximas de 30 a 35°C na maioria das áreas.
Na segunda-feira, 20, a formação e rápida passagem de uma frente fria pelo estado, segue favorecendo a ocorrência de temporais com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e granizo de forma ocasional, especialmente entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 18°C e 24°C na maioria das regiões. Antes das instabilidades, assim como nos dias anteriores, as temperaturas apresentam elevação, variando de 30°C e 37°C entre o Alto Vale do Itajaí e o Litoral.
Na terça-feira, 21, a frente fria se afasta do estado, impulsionada por um Ciclone Extratropical que deve se formar próximo do litoral do RS. Por isso, as condições para chuva diminuem em grande parte do estado, com exceção das áreas próximas ao PR, onde ela ainda pode ser pontualmente intensa e acompanhada de temporais. Na quarta, 22, a influência de uma nova área de baixa pressão volta a favorecer a ocorrência de chuva e temporais isolados por todo estado.
Informações Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil