Fim de semana de temperaturas altas na região

O final de semana em Santa Catarina será marcado por variações climáticas, com predominância de sol em diversas regiões. A atuação de um sistema de alta pressão manterá o tempo aberto na maior parte do estado, mas há condições para formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e o litoral durante as manhãs. À tarde e à noite, a combinação de calor e umidade propiciará pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas.

Os ventos soprarão predominantemente do quadrante leste/nordeste, com rajadas em torno de 45 km/h no Grande Oeste durante a noite. As temperaturas variarão, ao amanhecer, entre 8 e 15°C nas áreas elevadas da Serra e entre 15 e 22°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas oscilarão entre 28 e 36°C no Oeste e no Extremo Oeste, enquanto variarão entre 20 e 29°C nas demais localidades. O mar permanecerá calmo, com ondas de direção leste/sudeste e alturas entre 0,5 e 1,0 m em toda a costa catarinense.

A partir da tarde do sábado, a combinação de calor e umidade persistirá, resultando em pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte. O vento, por sua vez, sopra do quadrante norte/nordeste, com intensidade fraca. As temperaturas apresentarão variação entre 9 e 18°C do Meio-Oeste ao litoral, e entre 17 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e áreas costeiras. Durante a tarde, as temperaturas se situarão entre 21 e 30°C do Meio-Oeste ao Litoral, atingindo valores entre 30 e 36°C no Extremo Oeste e no Oeste.

No domingo, a influência da alta pressão manterá o predomínio de sol e variação de nuvens pela manhã, dos planaltos ao litoral, com tempo aberto no Grande Oeste ao longo do dia. À tarde e à noite, as pancadas de chuva e temporais isolados, típicos do verão, serão favorecidos pela disponibilidade de umidade combinada ao calor em praticamente todas as regiões, especialmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco moderado de ocorrências associadas.

O vento variará de nordeste a leste do Extremo Oeste aos planaltos e soprará de nordeste a noroeste nas áreas litorâneas, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variarão entre 11 e 16°C no Planalto Sul e entre 16 e 22°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas se aproximam dos 34/35°C no Oeste e variam de 27°C a 31°C no restante do estado, com valores menores nas áreas mais altas do Planalto Sul, Grande Florianópolis e Meio-Oeste.

Para os próximos dias, entre segunda-feira (05) e terça-feira (06), o sol continuará predominando durante a manhã e parte da tarde. À medida que a tarde avança e a noite se aproxima, permanece a condição para o desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados, típicos do verão, com baixo risco de ocorrências associadas.

spot_img
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×