Um aumento de casos positivos de coronavírus entre funcionários do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) em Chapecó, no Oeste do Estado, obrigou o hemocentro a suspender as atividades por sete dias.
Segundo a coordenadora de captação do Hemosc Chapecó, Eliana Ribicki, a suspensão dos atendimentos no município é temporária: de segunda (1º) até sexta (5). As coletas retornarão na segunda-feira (8).
Eliana tranquiliza que não faltará sangue nos hospitais da região, pois, as demais unidades do Hemosc suprirão a necessidade do Oeste de Santa Catarina durante este período crítico.
Três profissionais vão dar suporte de emergência no fornecimento de sangue para os hospitais da região. Eles vão manter o funcionamento dos setores de processamento de sangue, exames e ambulatório.
Agendamentos
As coletas de sangue agendadas para a próxima semana serão remarcadas. Conforme Eliane, uma equipe fará contato com os voluntários para informar da suspensão temporária.
Por conta da pandemia, as doações de sangue são feitas mediante agendamento online. É preciso acessar o site hemosc.org.br na opção agende sua doação. Ou se preferir, o agendamento pode ser feito pelo telefone 3700-6401.
O que é preciso para ser doador:
Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal.
Com informações ND+