Geração de emprego melhora e Concórdia tem 3º melhor novembro da década

Depois de meses com recordes negativos e um segundo semestre abaixo do esperado, a geração de empregos com carteira assinada em Concórdia teve uma melhora em novembro. Conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, Concórdia teve um saldo positivo de 152 vagas criadas no mês anterior.

Este resultado é a diferença entre 1.483 contratações e  1.331 desligamentos (que são demissões ou mudança de cidade). O desempenho está acima da média da década. Conforme o levantamento, em relação aos meses anteriores, houve uma melhora. Este foi o segundo melhor desempenho deste semestre em Concórdia, atrás apenas de agosto. 

Anda de acordo com o levantamento feito pela reportagem da emissora, novembro deste ano fechou com o terceiro melhor resultado da década, atrás apenas de 2020 e 2014. No entanto, teve uma queda de 62% em relação ao mesmo mês do ano passado. Porém, tradicionalmente, nos últimos dez anos, os meses de novembro apresentam mais resultados ruins do que bons. 

No décimo primeiro mês do ano, o setor com melhor desempenho foi novamente o de Serviços, com saldo positivo de 96 empregos criados. Já o pior resultado ficou com a Construção Civil, que teve saldo negativo de -23 vagas. No ano, o saldo acumulado entre janeiro e novembro é de 1.802. Já nos 12 meses, entre dezembro de 2020 e novembro deste ano, o acumulado é de 1.156.

O Estado de Santa Catarina é o terceiro do país que mais gerou empregos formais no mês de novembro. No último mês foram criados 17,8 mil novos postos. O Brasil criou 324.112 empregos com carteira assinada em novembro, o 11º mês seguido de saldo positivo, mas abaixo do resultado de novembro do ano passado.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×