Governo Federal reconhece Decreto de Situação de Emergência de Xavantina

Xavantina é o segundo município do Alto Uruguai de Santa Catarina a ter o reconhecimento Governo Federal de seu Decreto de Situação de Emergência, em função da estiagem. A decisão será publicada na próxima semana no Diário Oficial.

A Prefeitura dessa cidade havia baixado o Decreto no dia 15 de fevereiro. De acordo com o relatório, a Administração realiza transporte de água para consumo animal Linha das Palmeiras, Linha Marafon, Linha Alto Irani, Linha Pelizza, Linha Paludo, Linha Sete de Setembro, Linha Pinhalzinho, Linha Passo das Antas, Linha Fasolo, Linha Rio Claro, Linha São Miguel, Linha Reduto, Linha Santa Terezinha, Linha Trevisan, Linha Pinhal Preto, Linha Tiradentes, Linha Rondon, Linha Guararapes, Linha Divisa das Águas, Linha Plano Alto, Linha Scalco e Linha Zancanaro.

Também foi realizado o transporte de água para consumo humano nas comunidades de Linha das Palmeiras, Alto Irani , Pelizza, Paludo, Pinhalzinho e Reduto, totalizando 960 pessoas atingidas. Nesses casos, o problema é recorrente à fontes de água.

Conforme relatório, a Administração de Xavantina aponta para um custo de R$ 361.987,30 para realizar o transporte de água. A pecuária leiteira sofreu uma redução de 36 mil litros, o que representa uma quebra de 12%, devido a falta de pasto. As perdas na safra de milho poderão chegar a 513 toneladas. Os prejuízos no setor rural somam R$ 3.352.413,60.

Com essa decisão, já são duas cidades da Amauc que já obtiveram reconhecimento federal de seus decretos de emergência. Além de Xavantina, Peritiba também teve seu relatório homologado pelo Governo Federal.

Também nesta semana, o Governo do Estado reconheceu os decretos de emergência de Concórdia e Arabutã, que agora precisam do aval do Governo Federal.

Conforme a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, em 2023, seis cidades da Amauc já decretaram situação de emergência por causa da escassez hídrica em 2013: Peritiba, Xavatina, Concórdia, Seara, Arabutã e Itá. (Rádio Aliança)

LEIA TAMBÉM:

PM realiza prisões por tráfico e furto em Concórdia

Justiça determina júri popular para homicídio ocorrido em Piratuba

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×