Grêmio goleia São José e se recupera no Gauchão

O reencontro do Grêmio com seu torcedor na Arena foi com goleada e grande atuação de uma das caras novas de 2024. Na noite desta quarta-feira (24), pela segunda rodada do Gauchão, o Tricolor goleou o São José por 4 a 1 e conseguiu sua primeira vitória na temporada. Cerca de 17 mil gremistas compareceram ao estádio, público que testemunhou uma grande atuação de Soteldo. Além de marcar um dos gols, o camisa 7 deu assistência para o gol de J.P Galvão e participou do gol de Cristaldo. Com os demais resultados da rodada, o Grêmio fica em sexto lugar, com três pontos.

Renato surpreendeu na escalação. O técnico mexeu em praticamente todo o sistema defensivo em relação ao que foi utilizado contra o CaxiasMarchesín fez sua estreia como titular no gol. Após preservar a dupla na estreia, Geromel e Kannemann começaram nesta quarta-feira como titularesFabio também foi novidade, no lugar de João Pedro. Só Reinaldo foi mantido. Do meio para a frente, todos que atuaram na Serra seguiram. 

A primeira chance do jogo nasceu dos pés de Soteldo. O atacante recebeu de Pepê e arriscou de fora da área. Fabio fez a defesa e evitou a vantagem do Grêmio. Aos cinco minutos, Marchesín, uma das novidades da noite, se apresentou ao torcedor. Alessandro ganhou no alto e o novo goleiro do Grêmio se atirou para fazer grande defesa e afastar a bola para escanteio. Mas o susto não tirou a concentração do jogo. E o Tricolor abriu o placar logo na sequência. Em outro lance de brilho individual de Soteldo, João Pedro Galvão conseguiu desencantar

O centroavante completou o cruzamento do venezuelano, em um lance parecido com o que perdeu contra o Caxias, e comemorou seu primeiro gol com a camisa do clube. Grêmio em vantagem com 11 minutos de jogo.

O gol ajudou o Grêmio a controlar o ritmo da partida. Como a proposta do Zequinha era a de buscar o contra-ataque em velocidade, o Tricolor passou a trocar passes e manter a posse de bola. Desta forma não era ameaçado.

Em outra combinação pelo lado esquerdo com Soteldo, o Grêmio quase chegou ao segundo gol. O venezuelano recebeu de Pepê e tocou a bola para o meio da área. Galdino dominou, mas deixou a bola escapar. J.P Galvão arriscou o chute e forçou Fábio a fazer outra boa defesa.

Apesar de não acelerar muito o jogo, o Grêmio chegou ao segundo gol aos 34 minutos. Soteldo aproveitou bate e rebate na área do São José após cobrança de escanteio. A bola sobrou para o camisa 7 quase na marca do pênalti, que chutou no canto direito de Fábio e comemorou o gol.

Cristaldo, aos 41, quase transformou o placar em goleada ainda no primeiro tempo. O camisa 10 completou cruzamento de Villasanti, mas o goleiro do Zequinha salvou. Uma atuação que agradou o torcedor, que aplaudiu os jogadores ao fim do primeiro tempo.

Controle do jogo

Sem mudanças para o segundo tempo, o Grêmio conseguiu manter o controle do jogo com a troca de passes. Até que Soteldo, novamente, fizesse grande jogada. O atacante foi lançado no contra-ataque iniciado por Pepê e cruzou na área, a zaga do São José rebateu e Cristaldo, aos 9 minutos, aproveitou. O argentino se atrapalhou inicialmente, mas conseguiu finalizar e marcar o terceiro gol do Grêmio na noite. 

Com a vitória bem encaminhada, Renato passou a fazer algumas mudanças. O técnico chamou Nathan Fernandes, André Henrique e João Pedro. Saíram Galdino, J.P Galvão e Fabio. 

Jhonata Robertque ficou todo o ano de 2023 sem atuar pelo time principal por conta de uma lesão no joelho, entrou em campo no lugar de Cristaldo. Muito aplaudido, Soteldo foi substituído por Dodi.

Com mais fôlego do que o adversário, o Grêmio teve forças para ampliar. André Henrique viu a passagem de Reinaldo e tocou para o lateral. O jogador invadiu a área e bateu cruzado, para fechar a noite e a goleada na Arena. Nem mesmo a falha de Marchesín em chute de Samuel, que soltou a bola e derrubou Renê, incomodou a torcida. Fábio converteu o pênalti para o Zequinha e descontou aos 41 minutos. Aos 43 minutos, Fredson, do São José, foi expulso. Agora o Grêmio tem o Brasil-Pel, neste domingo, como próximo adversário no Gauchão.

Gauchão
2ª rodada  –  24/01/2024

Grêmio (4)
Marchesín; Fabio (João Pedro, 15’/2ºT), Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Galdino (Nathan Fernandes, 15’/2ºT) Cristaldo (Jhonata Robert, 22’/2ºT) e Soteldo (Dodi, 36’/2ºT) ; J.P Galvão (André Henrique, 15’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

São José (1)
Fábio; Fredson, Carlos Itambé e Tiago Pedra (Jadson, INT); Dudu (Marcos Calazans, INT), Carrilho (Samuel, INT), Nonato e Marcílio; Alessandro Vinicius, Kayan (Tcharlles, 20’/2ºT) e Roberson (Renê, INT). Técnico: China Balbino 

GOLS: J.P Galvão, aos 11min, Soteldo aos 34min do 1º tempo; Cristaldo,aos 9min, Reinaldo, 37min, e Fábio (S) aos 41min do 2º tempo

CARTÕES AMARELOS: Carrilho, Tiago Pedra, Fredson, Marcílio, Jadson (S)

CARTÕES VERMELHOS: Fredson (S)

ARBITRAGEM: Jonathan Benkenstein Pinheiro, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Juarez de Mello Junior 

PÚBLICO: 17.071
RENDA: R$ 677.618,00
LOCAL: Arena do Grêmio

PRÓXIMO JOGO

GAUCHÃO – 3ª RODADA
Domingo – 28/01/2024 – 16h
BENTO FREITAS
BRASIL-PEL x GRÊMIO

Gaúcha/ZH

spot_img
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×