O Grêmio cumpriu o dever de casa contra o Atlético Grau. Mas a vitória não significou que o time de Gustavo Quinteros tenha sido aprovado pela torcida que foi à Arena na noite desta terça-feira (8), principalmente pelo enfrentamento contra um time de menor expressão no cenário sul-americano.
Em outra atuação instável, o Tricolor bateu os peruanos por 2 a 0 na noite desta terça-feira (8). Os uruguaios Arezo e Cristian Olivera marcaram os gols. Apesar do resultado deixar o time provisoriamente na liderança do Grupo D da Copa Sul-Americana, com duas vitórias em duas rodadas, a atuação pouco inspirada mais uma vez preocupou.
Vaia e polêmica antes do gol
Como prometido, Gustavo Quinteros apostou em uma formação mais ofensiva. Cristaldo ganhou a vaga que foi de Camilo contra o Ceará, João Pedro entrou no lugar de Igor Serrote e Cristian Oliveira retornou após ser preservado. Mas apesar da série de mudanças, o futebol continuou parecido com o apresentado nas últimas partidas.
Dentro da Arena, contra um adversário de pouca expressão, o Grêmio levou sete minutos para passar do meio-campo. E isso em um chutão de Rodrigo Ely para Arezo, que ganhou na briga pelo alto com um defensor.
Aos 11, uma boa combinação animou os gremistas. Edenilson lançou Cristian Oliveira na área. O cruzamento para Arezo terminou em finalização perigosa, mas para fora. O Atlético Grau conseguia trocar passes e chegar até perto da área de Tiago Volpi. Só que faltava qualidade ao time peruano para criar situações claras de gol.
Sem organização, o Grêmio criava apenas em lances individuais. Pavon arriscou da entrada da área e Álvarez fez boa defesa, com 18 minutos. O cenário poderia ser ainda pior na primeira etapa de jogo.
Aos 29, Volpi tentou salvar um cruzamento. O goleiro errou em bola e derrubou Rostaing. A bola sobrou para Garro, que chutou em cima de Villasanti. Os jogadores do Atlético Grau pediram pênalti.
Irritados com a baixa produção do time, os torcedores manifestaram seu descontentamento. Com apenas 31 minutos de partida, vaias passaram a ser ouvidas na Arena. Um início tão fraco de rendimento, mas que acabou salvo pelo talento de um jogador.
Em lance criado por Cristaldo, o Grêmio abriu o placar. O camisa 10 recebeu no meio-campo, ganhou de dois marcadores e acionou Pavon. O cruzamento do camisa 7 encontrou a cabeça de Arezo entre os zagueiros do Atlético Grau. O cabeceio colocou a bola no fundo das redes, aos 36 minutos de jogo.
O camisa 10 deixou Arezo em condições de ampliar na sequência. O centroavante recebeu na área e finalizou cruzado. Álvarez fez a defesa no meio do gol. O rendimento ruim do Grêmio foi novamente reconhecido pelos torcedores, que vaiaram a equipe na saída para o intervalo. Para piorar, Villasanti e Pavon discutiram no caminho para o vestiário e precisaram ser separados por Edenilson.

Placar ampliado com golaço
Sem trocas na volta do intervalo, o Grêmio continuou com os mesmos problemas mostrados no primeiro tempo. Um bloco de jogadores com João Pedro, Rodrigo Ely, Wagner Leonardo, Lucas Esteves e Villasanti. E outro, sem conexão com o restante da equipe, formado por Edenilson, Cristaldo, Cristian Olivera, Pavon e Arezo.
O Grêmio precisou de 17 minutos para chegar na área do adversário. Lucas Esteves tabelou com Arezo e chegou perto do gol do Atlético Grau. A finalização passou por cima da goleira defendida por Álvarez.
No brilho individual de Kike, o Grêmio ampliou. Após Pavon perder uma boa jogada de ataque, a bola sobrou para o uruguaio no lado direito do campo. Cristian avançou em direção ao meio da área e acertou um lindo chute com o pé esquerdo quase no ângulo de Álvarez e marcou o segundo gol da noite, com 22 minutos de jogo.
Com o 2 a 0 a favor, Quinteros aproveitou para fazer trocas. Sacou Pavon, muito vaiado, e Edenilson. Entraram André Henrique e Dodi. Na sequência, Cristaldo e Arezo saíram. Aravena e Monsalve. Alysson também foi a campo nos minutos finais para Cristian Olivera descansar.
Era para o jogo contra o Atlético Grau marcar um momento de recuperação frente ao torcedor. Apesar da vitória, a atuação não afastou as críticas pelo rendimento do time e algumas das opções de Quinteros.
Agora, com Flamengo e Gre-Nal nos próximos 10 dias, o tempo para testes e evolução do time está chegando ao limite. E para Gustavo Quinteros seguir no comando da equipe, será preciso mostrar mais do que apresentou até o momento.
Próximo jogo
Domingo, 13/4 — 17h30min
Grêmio x Flamengo
Arena — Brasileirão (3ª rodada)
Gaúcha/ZH