Grêmio vence e assume a liderança do Gauchão

O Grêmio é o novo líder do Gauchão. A vitória por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (31) sobre o Juventude, na Arena, foi o grande teste para o time de Renato Portaluppi neste início de 2024. Fabio abriu o placar no primeiro tempo, após cobrança de escanteio. Contra o primeiro rival da Série A que enfrentou no ano,  o Tricolor foi exigido pelo adversário pelos 90 minutos. 

Mas a noite não foi apenas de boas notícias. Soteldo sofreu uma lesão muscular e teve de deixar a partida no fim do segundo tempo. Apesar do problemas, a equipe conseguiu confirmar o resultado positivo no confronto pela quarta rodada do Gauchão. Com a vitória, o Tricolor chegou aos nove pontos e se isolou na ponta da tabela do Estadual.

Fabio (D) abriu o placar na Arena

Fabio (D) abriu o placar na Arena

Jefferson Botega / Agencia RBS

Lateral-direito marcou de cabeça

Lateral-direito marcou de cabeça

Jefferson Botega / Agencia RBS

Soteldo deixou o campo machucado

Soteldo deixou o campo machucado

Jefferson Botega / Agencia RBS

1 / 12

O Grêmio teve um desfalque de última hora na escalação para a partida contra o Juventude. Com dores musculares na panturrilha, Kannemann foi preservado. Sem o argentino, Renato optou por escalar o que tinha de melhor para o confronto. Dos titulares poupados na partida contra o Xavante, Geromel, Cristaldo, Galdino e Soteldo começaram contra a equipe da Serra.

O início do jogo foi como uma prévia do que seriam os primeiros 45 minutos da partida. Juventude e Grêmio trocaram ataques e bons momentos durante toda a metade inicial do confronto. O time visitante trocava passes em busca dos ataques, e o Tricolor pressionava o adversário na marcação. A primeira chance foi do Ju. O time de Roger disparou em velocidade para o ataque após cortar uma cobrança de escanteio. Erick Farias recebeu o cruzamento na cabeça, sem marcador por perto, mas errou o gesto da finalização e desperdiçou a chance com apenas três minutos.

A resposta do Grêmio veio rapidamente. Aos cinco minutos, João Pedro Galvão pressionou um recuo de bola feito por Danilo Boza para Lucas Wingert. Soteldo recuperou a bola, tabelou com Villasanti e perdeu o gol sem o goleiro estar posicionado debaixo das traves

O Grêmio foi tomando o controle das ações do campo aos poucos e conseguiu abrir o placar. Galdino recebeu na frente da área, mas preferiu rolar para Pepê arriscar. A bola desviou em um defensor e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, nasceu o gol. Fabio se posicionou no meio da área, subiu mais do que os zagueiros do Juventude e cabeceou para abrir o placar. 

Soteldo criou outra oportunidade. Aos 23, o camisa 7 entrou a dribles na área adversária e quase marcou um golaço. Lucas Wingert se atirou no canto esquerdo do gol e fez a defesa. 

O Ju respondeu com Gilberto. O atacante avançou sozinho do meio de campo, arriscou o chute e quase venceu Marchesín. A bola saiu ao lado da trave e assustou a torcida gremista. Os visitantes ainda ameaçaram algumas vezes o gol gremista em finalizações de fora da área, mas sem acertar o alvo. Mesmo sem mais chances claras, o primeiro tempo terminou movimentado e com as duas equipes tentando atacar.

Renato resolveu mexer no time ainda no intervalo. André Henrique entrou na vaga de Everton Galdino. Em sua primeira participação, o camisa 77 fez bonito. O atacante avançou pela direita, invadiu a área e tentou o cruzamento. Um defensor do Juventude evitou que a bola chegasse em J.P Galvão.

A paciência da torcida se esgotou com J.P Galvão logo depois. O centroavante avavançaria livre, mas errou o domínio do passe de Crisltado e recebeu as vaias na Arena. Renato fez sinal logo depois e chamou Nathan Fernandes e Nathan. Enquanto a dupla esperava na beira do gramado para entrar, o Grêmio quase ampliou. E novamente com Fabio. Crisltado cruzou e o lateral tentou o cabeceio, mas a bola passou. No lance, Lucas Wingert se chocou com André Henrique e ambos precisaram ser substituídos. A ambulância teve de entrar em campo para auxiliar o atendimento ao goleiro.

O jogo ficou parado por 10 minutos para a retirada de Wingert do campo na maca. 

Nathan Fernandes entrou no lugar de André Henrique e Nathan na vaga de Cristaldo. Mais focado em contra-atacar, o Grêmio perdeu grande chance as 34. Nathan Fernandes avançou pelo lado direito, passou entre dois marcadores. Só faltou capricho para acertar o cruzamento, para a irritação de Renato. Logo na sequência, um problema grave. Soteldo tentou um desarme e despencou no gramado. Chorando, o venezuelano deixou o campo na maca com um problema muscular na perna direita.

Sem Soteldo, um outro reforço de 2024 brilhou. Marchesín pegou cobrança de falta de Rildo e, no rebote, fez bela defesa no chute de João Lucas, evitando o empate. O Juventude se lançou ao campo de ataque, mas não conseguiu furar o bloqueio armado por Renato em frente ao gol do Tricolor. Gustavo Martins entrou nos acréscimos no lugar de J.P Galvão, que deixou o gramado vaiado, para ajudar no sistma defensivo.

Agora líder do Gauchão,  Grêmio vai até Santa Cruz do Sul no final de semana. O adversário na partida de sábado (3) será o Avenida, com a tendência de que Renato poupe novamente boa parte dos titulares.

Gauchão —4ª rodada — 31/1/2024

Grêmio (1)
Marchesín; Fábio, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino (André Henrique, INT;  depois Nathan Fernandes, 19’/2ºT)), Cristaldo (Nathan, 19’/2ºT) e Soteldo (Besozzi, 36’/2ºT); João Pedro Galvão (Gustavo Martins, 48’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

Juventude (0)
Lucas Wingert (Mateus Claus, 23’/2ºT); João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque (Oyama, 18’/2ºT), Jadson e Jean Carlos (Mandaca, 33’/2ºT); Erick Farias (Rildo, 33’/2ºT), Lucas Barbosa (Edson Carioca, 18’/2ºT)  e Gilberto. Técnico: Roger Machado

GOLS: Fabio aos 17min do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Cristaldo, Pepê, Geromel (G); João Lucas e Danilo Boza (J)
ARBITRAGEM: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi
PÚBLICO: 23.267 (21.372 pagantes)
RENDA: R$ 991.622,00
LOCAL: Arena do Grêmio


Próximo jogo
Sábado, 3/2 — 19h
Avenida x Grêmio
Estádio dos Eucaliptos — Gauchão (5ª rodada)

spot_img
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×