Grêmio vence e se afasta do zona de rebaixamento

Dedicado, intenso e efetivo. Palavras que faltaram no dicionário gremista em boa parte do Brasileirão, mas que explicaram como o Grêmio venceu o Fortaleza por 3 a 1 nesta sexta-feira (4) na Arena. Aravena, Braithwaite e Soteldo marcaram os gols azuis da partida. Hércules fez o do time cearense. Com 35 pontos, o Tricolor abriu sete pontos do Z-4 e ficou provisoriamente em 11º lugar antes da conclusão da rodada neste final de semana.

A noite de sexta-feira começou com novidades na escalação do Grêmio. Além das entradas de Caíque e Dodi, nas vagas dos suspensos Marchesín e Villasanti, o Tricolor teve uma cara nova no ataque. Aravena foi mantido no lugar de Soteldo, que começou a partida no banco de reservas.

E foi o chileno que aproveitou a primeira oportunidade do jogo. Cristaldo disparou pelo lado direito e fez o cruzamento para a área. Aravena apareceu pela esquerda e completou o passe para o gol aos 13 minutos do jogo: 1 a 0. 

A festa, no entanto, durou pouco. Uma falha grave no lado esquerdo da defesa abriu espaço para Hércules avançar completamente sem marcação. O volante do Fortaleza chegou na área e finalizou. Caíque deixou a bola passar entre suas pernas e o empate aconteceu cinco minutos depois do gol de Aravena.

Tomado o susto, o Tricolor continuou em cima. João Ricardo evitou duas vezes seguidas o segundo gol gremista. Primeiro, João Pedro arriscou da entrada da área e o goleiro do Fortaleza espalmou para o lado. Cristaldo aproveitou o rebote e forçou João a fazer outra boa intervenção.

Outra roubada de bola do Grêmio quase acabou em golaço. Braithwaite recebeu de Edenilson e tocou de calcanhar para Cristaldo. A finalização do camisa 10 passou ao lado do gol do Fortaleza. A intensidade da partida acabou causando uma baixa para a defesa gremista. Gustavo Martins sentiu um problema físico e foi substituído por Geromel.

Nos acréscimos, o Grêmio perdeu duas chances claríssimas. Após cruzamento de Aravena, Braithwaite finalizou e Cardona tirou em cima da linha. Edenilson pegou o rebote, mas chutou em cima de Kuscevic e perdeu a chance de deixar o Tricolor em vantagem no fim da primeira etapa.

Imposição tricolor na segunda etapa

Os dois times voltaram sem trocas para o segundo tempo. O Grêmio aumentou a pressão em busca da vitória. O Fortaleza se fechou no seu campo e tentava o contra-ataque.

A insistência deu certo, mesmo que tenha sido necessária a assistência de João Ricardo. Braithwaite avançou até a área e bateu fraquinho. O goleiro do Fortaleza falhou feio, errou ao tentar espalmar a bola, e o Grêmio voltou a ficar em vantagem aos 14 minutos do jogo.

Igor Serrote e Soteldo entraram nos lugares de Cristaldo e Aravena para renovar o fôlego do ataque.

Pochettino só não empatou por uma grande intervenção de Caíque. Geromel não acompanhou o atacante do Fortaleza, que cabeceou completamente livre. O goleiro gremista buscou a  bola quase no ângulo para salvar o time de levar o empate.

Pressionado, o Grêmio ficou em vantagem numérica em campo. Mancuso derrubou Edenilson e deixou o Fortaleza com um jogador a menos para os ultimos 10 minutos da partida. O problema é que o Tricolor perdeu Caíque, com dores musculares. Rafael Cabral entrou. Diego Costa ainda substituiu Edenilson na última troca gremista. Por reclamação, Fabio foi expulso mesmo estando no banco de reservas.

Apesar da pressão do Fortaleza, o Grêmio ainda conseguiu ampliar a vantagem. Em contra-ataque, Soteldo acertou a trave na primeira tentativa. Mas o camisa 7 pegou em cheio o cruzamento de Igor Serrote e marcou nos acréscimos para dar uma vitória ainda mais tranquila para o Tricolor.

Agora, com o retorno de Renato Portaluppi para a beira do gramado, o Grêmio tentará estender a boa fase. O próximo compromisso será na quarta-feira, às 19h30min, contra o Atlético-MG em jogo atrasado da sexta rodada do Brasileirão.

Gaúcha/ZH

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas