Grêmio vira sobre o Fluminense e abre vantagem na Libertadores

Foi com emoção, mas assim é a Libertadores. De virada, construída com dois gols de Reinaldo, o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1 e largou em vantagem na disputa das oitavas de final. Lima abriu o placar no Estádio Couto Pereira, mas o lateral-esquerdo gremista garantiu o resultado favorável. Mesmo depois da expulsão de Rodrigo Ely nos minutos finais. Na próxima terça-feira (20), no Maracanã, será disputado o jogo de volta . Basta um empate para que o Tricolor avance. Em caso de derrota do Grêmio por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

Das alternativas projetadas antes do jogo, Renato escolheu a escalação que se apresentava como mais ofensiva. Além de ter um trio de meias-atacantes — Cristaldo, Soteldo e Pavon —, Braithwaite também foi confirmado como centroavante. Dodi jogou alinhado a Villasanti no meio de campo e a dupla de defesa teve Rodrigo Ely e Jemerson. Com dores musculares, Kannemann e Diego Costa nem ficaram no banco de reservas.

Como ocorreu nas últimas partidas, o Grêmio começou o jogo mais recuado e dando campo ao adversário. O torcedor se agitou na arquibancada pela primeira vez aos 12 minutos. Após reposição de Marchesín, Reinaldo avançou por quase todo o campo e cruzou para Pavon. O atacante tinha espaço para tentar o domínio, mas preferiu arriscar um chute de primeira e mandou a bola pela linha de fundo. 

O jogo mudou um pouco de dinâmica depois da lesão de Martinelli, aos 20 minutos, e a entrada de Keno. O Grêmio começou a ter o domínio das ações e a ter a posse de bola. A única chance dos visitantes surgiu em uma desatenção. Uma jogada ensaiada do Fluminense quase resultou em gol. Villasanti não acompanhou a movimentação de Arias, que entrou livre na cara de Marchesín. Rodrigo Ely, quase em cima da linha, deu um chutão e afastou a bola.

Pavon arrancou um “uhhhh” coletivo da torcida em finalização de fora da área na sequência. A bola passou alguns centímetros acima do travessão. Dodi e João Paulo também tentaram em chutes de longe, mas não venceram Fábio. Apesar de rondar a área do adversário até o final do primeiro tempo, o Grêmio não criou nenhuma oportunidade clara de gol.

Sem trocas nas duas equipes para o retorno do segundo tempo, a partida recomeçou morna. Até que aos 12 minutos, um grito tomou conta do Couto Pereira. A torcida pedia “Monsalve, Monsalve, Monsalve”. Um pedido que só foi interrompido pela comemoração dos cariocas do gol do Fluminense. Ganso pegou uma bola afastada pela defesa e encontrou um cruzamento preciso para o ex-gremista Lima abrir o placar com um toque de pé direitoRenato chamou Monsalve e Gustavo Nunes após ver seu time sofrer o gol. Cristaldo e Pavon saíram.

A tensão só se quebrou aos 25 minutos, quando Soteldo tentou um cruzamento e Esquerdinha interceptou a bola com o braço direito. Reinaldo cobrou o pênalti sem chances para a defesa de Fábio e recolocou o Grêmio na partida. Um dos jogadores mais criticados do grupo, o lateral-esquerdo também fez a virada. Em cobrança de falta, Reinaldo lançou a bola na área e Fábio não alcançou. 

Com todo o momento a favor do Grêmio, Rodrigo Ely foi expulso após se enroscar com Ganso e dar um soco no meia da equipe carioca. Renato sacou Braithwaite e colocou Gustavo Martins para recompor o sistema defensivo. Du Queiroz também foi para campo nos minutos finais para ajudar a segurar o resultado. Era para ser uma partida de afirmação. E o Grêmio conseguiu confirmar que a boa fase é real, com o Brasileirão sob controle e vantagem na disputa por vaga nas quartas de final da Libertadores.

Libertadores — oitavas de final (ida) — 13/8/2024

Grêmio (2)
Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Pavon (Gustavo Nunes, 17’/2ºT), Cristaldo (Monsalve, 17’/2ºT) e Soteldo (Du Queiroz, 47’/2ºT); Braithwaite (Gustavo Martins, 39’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

Fluminense (1)
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André, Martinelli (Keno, 20’/1ºT, depois Lima, 10’/2ºT), Jhon Arias, PH Ganso e Alexsander (Bernal, 10’/2ºT); Kauã Elias (John Kennedy, 39’/2ºT). Técnico: Mano Menezes

GOLS: Lima (F), aos 12min, Reinaldo (G), aos 28min e 31min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Marchesín, Braithwaite (G) ; PH Ganso, Thiago Santos, Esquerdinha (F)
CARTÕES VERMELHOS: Rodrigo Ely (G)
ARBITRAGEM: Dario Herrera, auxiliado por Juan Belatti e Cristian Navarro. VAR: Silvio Trucco (todos da Argentina)
PÚBLICO: 18.727 (18.645 pagantes)
RENDA: R$ 924.132,50
LOCAL: Estádio Couto Pereira, em Curitiba

Próximo jogo
Sábado, 17/8 — 16h
Grêmio x Bahia
Estádio Alfredo Jaconi — Brasileirão (23ª rodada)

Gaúcha/ZH

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas