Grêmio vira sobre o Inter e larga em vantagem na final do Gauchão

O primeiro Gre-Nal da final do Gauchão 2021 terminou com vitória do Grêmio, de virada, por 2 a 1, na tarde deste domingo (16), no Beira-Rio. Em jogo disputado palmo a palmo e bastante nervoso, os centroavantes balançaram as redes. 

Confira a tabela do Gauchão

Thiago Galhardo abriu o placar para o Inter, na etapa inicial, enquanto Diego Souza igualou no começo do segundo tempo. Nos minutos finais, o garoto Ricardinho, que tinha acabado de entrar, marcou de cabeça o gol que deixou o Tricolor a um empate do tetra.

As principais atrações das escalações do Gre-Nal 431 estiveram no meio-campo.No Inter, Miguel Ángel Ramírez surpreendeu com Nonato como titular ao lado de Dourado e Edenilson. No Grêmio, o estreante em clássicos Tiago Nunes definiu Lucas Silva como substituto do lesionado Thiago Santos e apostou na experiência de Maicon deixando Darlan no banco de reservas. Antes de a bola rolar, Ramírez explicou a opção por Nonato.

— No plano de jogo que queremos, ele (Nonato), pelo entendimento da ocupação dos espaços, é o melhor para atuar — justificou.

Já Tiago Nunes tratou de rechaçar qualquer favoritismo pelo histórico positivo recente do Grêmio em clássicos.

— Sabemos que números prévios não entram em jogo. A história será contada agora. Precisamos ter respeito ao Inter, mas temos atletas com qualidade e estamos confiantes para fazer um grande jogo — afirmou.

O Gre-Nal 431, como tantos outros da história, foi um clássico marcado por tensão desde o começo. Eram muitas as reclamações a cada a disputa de bola. A primeira chance de gol foi colorada logo aos 5 minutos. Após um passe de Nonato, Thiago Galhardo, que estava em impedimento, parou e confundiu Geromel. 

O próprio Nonato apareceu para ficar com a bola e invadir a área caindo na disputa com Brenno. O meia do Inter até se levantou e tentou a conclusão, mas o lance gerou reclamação de colorados querendo pênalti. A resposta dos gremistas foi de pedido de impedimento, o que gerou o primeiro bolo de jogadores ao redor do árbitro Anderson Daronco. 

Aos 13, mais um lance gerou discussão. Após entrada de Moisés, Luiz Fernando sentiu dores na perna esquerda e foi substituído. Daronco marcou a falta, mas não deu cartão para o jogador colorado. Sem Luiz Fernando, Tiago Nunes apostou no garoto Léo Pereira.

A partida, que era tensa, tinha uma diferença de estratégias bem clara. A do Inter era propor a partir da troca de passes enquanto o Grêmio fazia marcação que impedia a progressão dos jogadores vermelhos. Sem espaço para chegar tocando, Víctor Cuesta achou a solução em uma bola longa.

Aos 26, o zagueiro colorado deu um lançamento milimétrico para Edenilson, que recebeu às costas de Ruan, deu um toque por cima de Brenno e, antes que a bola atravessasse a linha, Galhardo empurrou para o fundo das redes para abrir o placar: 1 a 0.

Quando fez o gol, a posse de bola do Inter beirava os 70%. Em desvantagem, o Grêmio adotou postura ofensiva e começou a levar perigo com Ferreira. Aos 30, o camisa 11 teve o primeiro sucesso individual e chutou por cima.

Quatro minutos depois, Ferreira cruzou da esquerda, Cuesta furou e faltou o faro de artilheiro para Matheus Henrique. O volante gremista acabou surpreendido pela falha do argentino e também deixou a bola passar na área colorada.

As paradas do jogo em razão de muitas reclamações dos dois lados levaram Daronco a dar seis minutos de acréscimo no primeiro tempo. No quinto deles, o Grêmio teve sua grande chance para o empate. 

Após uma bola longa de Diogo Barbosa, Diego Souza ganhou de Cuesta e Matheus Henrique, avançando livre até a área colorada. O camisa 7, no entanto, parou em Marcelo Lomba, que fechou o ângulo e faz a defesa salvadora para manter o Inter em vantagem para o intervalo.

Inter e Grêmio voltaram sem mudanças para o segundo tempo, que seguiu tenso. Aos 3 minutos, Tiago Nunes levou amarelo de Daronco por reclamação. O Tricolor voltou melhor do vestiário e passou a pressionar. O empate só não saiu as quatro porque Moisés apareceu quase em cima da linha para evitar o gol com bola desviada em Palacios após cruzamento de Diogo Barbosa.

O Inter até teve contra-ataque puxado por Nonato, que Palacios chutou acertando a rede pelo lado de fora, mas era do Grêmio o domínio do segundo tempo. Tendo vantagem, principalmente, pela esquerda com as subidas de Diogo Barbosa, o Tricolor martelou até chegar ao empate.

Aos 12, Diego Souza subiu entre Zé Gabriel e Cuesta em falta batida por Lucas Silva e cabeceou deixando Marcelo Lomba sem reação para empatar o Gre-Nal: 1 a 1.

Ramírez, que já havia chamado Yuri Alberto antes do gol do Grêmio, mandou o centroavante a campo no lugar de um apagado Palacios. Tiago Nunes mexeu logo em seguida: Darlan por Maicon. Aos 23, mais duas trocas no Inter. Os garotos Caio Vidal e Praxedes entraram nas vagas de Thiago Galhardo e Maurício. 

As mexidas ajudaram o Inter a reequilibrar o clássico. O Grêmio recuou um pouco sua marcação e passou a ter o contra-ataque como arma. O zagueiro Ruan, em uma arrancada, levou perigo aos 30. A resposta colorada veio em chute de Caio Vidal, que Brenno salvou com o pé direito.

Tiago Nunes mexeu mais duas vezes com Fernando Henrique e Ricardinho nos lugares de Diego Souza e Lucas Silva, que deixaram o campo exaustos. Ramírez fez as últimas trocas com Lucas Ribeiro e Marcos Guilherme por Zé Gabriel e Nonato.

Como havia acontecido no Gre-Nal da fase classificatória, um garoto saído do banco decidiu para o Grêmio. Aos 42 minutos, Ricardinho ganhou de Lucas Ribeiro em cruzamento de Léo Pereira e testou para vencer Lomba e virar o Gre-Nal: 2 a 1.

O Inter ainda teve uma grande chance para o empate nos acréscimos. Aos 48, Caio Vidal chutou cruzado e Marcos Guilherme, já com Brenno batido, não conseguiu finalizar de forma correta e a bola bateu no travessão. O Gre-Nal 431 foi mesmo de vitória do Grêmio, que agora tem oito clássicos sem derrota pelo Gauchão e precisará apenas de um empate na Arena para conquistar o tetra.

GAUCHÃO — FINAL (IDA) — 16/5/2021

INTER (1)
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel (Lucas Ribeiro, 40’/2ºT), Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson, Nonato (Marcos Guilherme, 40’/2ºT); Mauricio (Caio Vidal, 22’/2ºT), Palacios (Yuri Alberto, 14’/2ºT) e Thiago Galhardo (Praxedes, 22’/2ºT)
Técnico: Miguel Ángel Ramírez

GRÊMIO (2)
Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Fernando Henrique, 35’/2ºT), Matheus Henrique e Maicon (Darlan, 19’/2ºT); Luiz Fernando (Léo Pereira, 17’/1ºT), Ferreira e Diego Souza (Ricardinho, 35’/2ºT)
Técnico: Tiago Nunes

GOLS: Thiago Galhardo (I), aos 26min do 1ºT, Diego Souza (G), aos 12min e Ricardinho (G), aos 42min do 2ºT
AMARELOS: Léo Pereira, Maicon, Rafinha, Ruan e F. Henrique (G); Dourado e Praxedes (I)
ARBITRAGEM: Anderson Daronco, auxiliado Lúcio Flor e André Bittencourt.
VAR: Adriano Milczvski (PR)
LOCAL: Beira-Rio, em Porto Alegre

PRÓXIMO JOGO DO INTER
QUINTA-FEIRA, 20/5 — 21H
OLIMPIA X INTER
ESTÁDIO MANUEL FERREIRA, EM ASSUNÇÃO, NO PARAGUAI (5ª RODADA DA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES)

PRÓXIMO JOGO DO GRÊMIO
QUINTA-FEIRA, 20/5 — 21H30MIN
ARAGUA X GRÊMIO
ESTÁDIO OLÍMPICO DE LA UCV, EM CARACAS (5ª RODADA DA FASE DE GRUPOS DA COPA SUL-AMERICANA)

JOGO DE VOLTA DA FINAL
DOMINGO, 23/5 — 16H
GRÊMIO X INTERARENA DO GRÊMIO, EM PORTO ALEGR
E

INFORMAÇÕES GAÚCHA ZH / FOTOS LAURO ALVES-AGÊNCIA RBS
- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×