Hospital São Francisco realiza procedimento inédito em SC

Equipe responsável pelo procedimento. Foto divulgação Hospital São Francisco.

O Hospital São Francisco de Concórdia realizou nesta terça-feira, 5, um procedimento inédito no Estado, para desobstrução das artérias coronárias. Trata-se de uma Litotripsia intravascular percutânea com Shockwave. O procedimento foi realizado com sucesso, em um paciente do sexo masculino, de 76 anos.

O procedimento teve duração de duas horas e foi realizado pela equipe de cardiologistas e hemodinamicistas do Hospital, André Dallanora, Gabriel Buchler e Ricardo Campos. Conforme informações da assessoria de imprensa do São Francisco, este é um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de anestesia geral, onde com uma punção na artéria do punho ou da virilha, um cateter é levado até o coração. Através deste cateter um pequeno balão é posicionado dentro da artéria na região calcificada. Este balão emite pulsos de energia que irão quebrar o cálcio naquele local.

Foto divulgação Hospital São Francisco.

A Litotripsia intra coronariana é indicada para pacientes que apresentam obstruções com calcificação importante dentro das artérias coronárias. Com a utilização dessa tecnologia é possível quebrar esse cálcio de maneira adequada possibilitando o implante de stents intracoronarianos de maneira otimizada e segura, levando a desobstrução da coronária.

O principal benefício da técnica é a possibilidade de realizar o implante de stent em pacientes com anatomia coronariana complexa, dando uma nova opção minimamente invasiva e com rápida recuperação para resolução de casos que antes teriam indicação de cirurgia cardíaca aberta de grande porte.

Publicidade
Publicidade

Mais lidas

Publicidade
×