As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFC começaram nesta segunda-feira, 25 de julho. São ofertadas 2270 vagas em 17 cursos, distribuídas entre os quinze campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2023.
Para Concórdia, são 210 vagas: 140 para o curso Técnico em Agropecuária, 35 para Técnico em Alimentos e 35 para Técnico em Informática. Todos os cursos são totalmente gratuitos: não é cobrada taxa de matrícula nem mensalidade.
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de setembro, e serão feitas exclusivamente pela internet, no site candidato.ifc.edu.br. Por força de legislação, é preciso que os candidatos façam o cadastro no sistema gov.br previamente para poder se inscrever no processo seletivo.
O IFC vai disponibilizar computadores em todos os campi para aqueles que não tiverem acesso à rede. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 25, mas candidatos em vulnerabilidade social podem ser isentos deste valor, conforme regras do edital.
O edital que rege os procedimentos está publicado e pode ser acessado neste link. O documento contém informações detalhadas sobre todas as etapas do processo, como o cronograma de atividades, os locais e procedimentos de inscrição, o funcionamento e as exigências do Sistema de Ações Afirmativas (cotas), a distribuição das vagas em cada modalidade e os detalhes sobre a realização das provas, entre outras.
Retorno das provas
A seleção atual marca a volta da aplicação do Exame de Classificação — ou seja, a realização de provas — como método de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Devido à pandemia de Covid-19, os últimos dois certames foram realizados em formato de sorteio, para garantir a segurança tanto dos candidatos quanto dos servidores do IFC e demais envolvidos na realização da seleção.
Com o panorama sanitário mais controlado, a realização do exame de classificação será retomada, conforme previsto no regulamento de ingresso do IFC.