

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma metalúrgica no fim da tarde deste sábado (1º), na rua Montevidéu, bairro Maria Goretti, em Chapecó. A ocorrência, registrada às 17h, mobilizou guarnições dos Bombeiros Militares, com equipes das unidades Centro e Efapi.
A edificação possuía dois pavimentos, cerca de 500 m² de área construída e teto de estrutura metálica com aluzinco. As chamas estavam concentradas na ala Leste, onde funcionava a sala de pintura industrial. No momento da chegada dos bombeiros, as labaredas alcançavam cerca de cinco metros de altura.
Combate ao incêndio
Foram empenhadas as viaturas ABTR-89, ASU-582, AMM-01 e ABTR-226, que atuaram em duas frentes principais:
- Linha 1 – Ataque Direto: combate ao fogo no interior da sala de pintura, com uso de água e Líquido Gerador de Espuma (LGE), devido à presença de tintas e solventes inflamáveis.
- Linha 2 – Proteção e Resfriamento: aplicação de água sobre o telhado para evitar que o fogo se alastrasse para edificações vizinhas, utilizando escada para acessar a parte superior da estrutura.
Antes da chegada dos bombeiros, populares já haviam desligado a energia elétrica do prédio. Para acessar o foco principal, foi necessário o uso de ferramentas hidráulicas para arrombamento de portas. O telhado da área atingida já havia colapsado, o que dispensou o uso de ventilação tática.
Estragos e possível causa
O incêndio destruiu aproximadamente 300 m² da edificação, especialmente na área onde estavam armazenados solventes. Segundo o proprietário, a empresa havia encerrado o expediente por volta do meio-dia e o incêndio começou cerca de cinco horas depois, não havendo funcionários no local no momento do sinistro.
Foram utilizados cerca de oito mil litros de água no combate e rescaldo. Após o controle das chamas, o local foi isolado para perícia, que deve identificar a causa do incêndio.
Leia também:
Homem é encontrado com cerca de 50 perfurações por projéteis no Oeste de SC







