Será inaugurada neste sábado (7 de dezembro), no município de Arvoredo, no oeste catarinense, uma das mais modernas indústrias de processamento de madeiras do sul do Brasil: a Greenforest, do empresário André Leonardo Schumann.
Localizada na estrada Rosalino Nardi, altura do quilômetro 20 da Rodovia SC-283, a madeireira ocupa uma área territorial de 179 mil metros quadrados sobre a qual foi instalada uma estrutura industrial de 20 mil metros quadrados. A capacidade de expansão já está projetada para as futuras instalações de unidade fabril.
A Greenforest absorveu investimentos da ordem de 7 milhões de reais e entrou em regime de produção no mês de outubro. Nessa primeira fase, os principais produtos da empresa resultam do processamento e desdobramento de madeira, ripados, tabuados e biomassa. Para a segunda fase está prevista a fabricação de móveis em geral.
A empresa adota máquinas e equipamentos de última geração para indústria madeireira, bem como máquinas de movimentação de carga como carregadeira, empilhadeira e caminhões. Em face da elevada taxa de automação, o número de empregos diretos gerados foi de 30 novos postos de trabalho.
Uma das inovações tecnológicas é o Scanner de toras na entrada de toda matéria-prima. Esse equipamento permite definir com precisão as bitolas para melhor aproveitamento e rendimento de cada peça.
O volume de produção situa-se em aproximadamente 3 mil metros cúbicos por mês. Cerca de 30% da produção é absorvida pelo mercado interno e 70% destinam-se a exportação. A China, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Europa e Estados Unidos da América são os atuais compradores.
Uma das linhas de atuação é a oferta de produtos ao mercado de embalagens (China, Coreia e Arábia Saudita), mas haverá a matéria prima para outros produtos, principalmente construção civil (mercado norte americano) e móveis (Brasil e Europa).
A procedência da matéria-prima é absolutamente regular. A empresa tem reflorestamento próprio e também compra de terceiros, priorizando os silvicultores do oeste de Santa Catarina. Está em processo de certificação para receber selo de sustentabilidade.
O proprietário André Schumann enfatiza que a Greenforest “será a maior unidade de processamento de eucalipto de Santa Catarina, com capacidade de industrialização de 200 hectares por ano com madeira de origem reflorestada, de espécies exóticas e com sistema de rastreabilidade. Ele lembra que o oeste catarinense foi intensamente reflorestado nas últimas décadas e que a região conta com produção sustentável dessa matéria prima.”
LIDERANÇA
André Leonardo Schumann, 42 anos, graduado em Administração é presidente da Schumann Móveis e Eletrodomésticos, com sede em Chapecó. A rede surgiu em outubro de 1997, quando a primeira loja foi inaugurada em Seara (SC). Atualmente são mais de 80 unidades de varejo. Em meados de 2019, a Schumann comprou a rede gaúcha Multisom. Juntas, Schumann e Multisom somam 153 lojas em mais de 100 cidades nos três estados do sul e sustentam 1600 empregos diretos. A fundação da Greenforest faz parte de uma estratégia de expansão do grupo e diversificação das áreas de atuação.
INAUGURAÇÃO
O ato inaugural está programado para as 10h30 da manhã deste sábado (7/11), na Estrada Rosalino Nardi, à altura do Km 20 da rodovia SC-283, em Arvoredo (SC), com a presença dos colaboradores da madeireira, lideranças dos municípios de Seara, Itá, Xavantina, Paial, Arvoredo e Chapecó, autoridades e empresas parceiras da Greenforest.