Infraestrutura não habilita a Britax para obra na SC-283, entre Seara e o acesso a Arabutã

A Secretaria de Estado de Infraestrutura não habilitou a Britax, a única empresa que participou da licitação, para modernizar o trecho da SC-283 entre o acesso a Arabutã (SC-154) e Seara. Com extensão de cerca de 24 quilômetros, a obra havia sido orçada em R$ 109 milhões. A empreiteira com sede em Concórdia apresentou proposta de R$ 108 milhões.

A licitação exige, entre outras coisas, que seja apresentado acervo operacional e acervo profissional. No entendimento dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura, a Britax não cumpre integralmente o que é exigido para compor o acervo operacional.  Isso porque a construtora não possui em seu histórico a execução de uma obra de grande porte rodoviário.

Situação precária da SC-283, rodovia com muitos acidentes – Fotos: Belos 92,1/Folhasete

Criada em 2015, a Britax produz agregado de brita e faz pavimentações asfálticas urbanas e rurais. Até aqui, foram obras de pequeno e médio porte. Uma das maiores, e que está em implantação atualmente, é a duplicação da Avenida Tancredo Neves, acesso da BR-153 a Concórdia.

A Britax deverá apresentar recurso administrativo e, se necessário, posteriormente também judicial, para demonstrar que tem estrutura operacional, técnica e financeira para executar o projeto licitado pelo Governo do Estado.

LICITAÇÕES DESERTAS

Dos quatro lotes da SC-283, ligação Concórdia-Seara-Chapecó, apenas um está sendo executado, que é a pavimentação entre Chapecó e a ponte do Rio Irani, na divisa com Arvoredo. Na licitação de outros trechos não houve empresa interessada. E nesta mais recente, a Britax não foi habilitada. Nestas condições, nenhuma das obras regionais de média envergadura prometidas pelo governo catarinense está sendo realizada.

Para lembrar, também deu deserta, e por duas vezes, a licitação para pavimentar a ligação entre Ipumirim e Vargeão/Faxinal dos Guedes.

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