Pelo quarto ano consecutivo, a Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, integra o TOP 100 Open Corps, ranking de empresas brasileiras que mais se destacam no ecossistema de inovação aberta. Na edição de 2024, a Irani é a 2ª colocada no setor Florestal, Celulose e Papel, alcançando também a 4ª posição na categoria Midle Market.
A premiação, realizada no último dia 17 de outubro, em cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, é organizada anualmente pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina. Quem recebeu o troféu em nome da Irani foi a Coordenadora de Inovação Sônia Oliveira.
Em sua 9ª Edição, o Ranking 100 Open Startups 2024 atingiu a marca de mais de 6 mil corporações e 12 mil startups participantes, consolidando-se como maior ranking corporativo da América Latina e o mais relevante na categoria inovação e startups. Apenas neste ano, foram registrados mais de 60 mil contratos entre corporações e startups, resultando em um investimento em open innovation com startups superior a R$ 10 bilhões.
Para o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas, o TOP 100 Open Corps é um reconhecimento do compromisso da empresa com o fortalecimento do ecossistema de inovação e parcerias com startups. “Essa prática é essencial para acelerar o desenvolvimento de novas soluções e garantir competitividade em um mercado cada vez mais dinâmico”, destaca. “Essa mentalidade de integração entre grandes empresas e startups permite que a Irani crie soluções mais rápidas e eficientes para os desafios do setor, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil”.
Entre as ações que contribuíram para destacar a empresa no cenário nacional de inovação aberta, estão o Irani Labs e os investimentos realizados em startups por meio da Irani Ventures, com foco total em startups alinhadas ao ESG. “A estratégia de inovação da Irani tem o objetivo de apoiar a perenidade do negócio, melhorando a eficiência do core business, bem como antecipar tendências e oportunidades para manter a competitividade da empresa no mercado”, ressalta o executivo.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.
Leia também:
Academia ao ar livre e parque infantil concluídos em Caraíba