Itá entre as cidades com pior cobertura de 4G em SC

Dez cidades de Santa Catarina têm menos de 75% do território com cobertura de internet 4G. O município de Saltinho, no Oeste, com 55,8% da área abrangida, é o que tem o pior indicador. Balneário Arroio do Silva, no Sul, e Rodeio, no Vale do Itajaí, ocupam a segunda e terceira posições no ranking.

Os dados constam em um relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e mostram, ainda, que todas as cidades de SC têm cobertura 4G, sendo que 146 em todo o território do município e outras 113 em mais de 90% — cenário diferente em 124 municípios do Brasil que não têm acesso ao sinal em nenhum ponto. Apesar da condição no Estado ser positiva em relação a outras regiões no país, há pontos a melhorar.

O relatório da Anatel, divulgado pela NSC Total, mostra que 30 cidades de Santa Catarina possuem uma cobertura de internet 4G considerada ruim. Entre elas, está o município de Itá, no Alto Uruguai Catarinense. A cidade tem uma cobertura 81,78% do território com conexão móvel. 

O painel da Anatel que expõe o cenário de cobertura móvel em SC indica que as operadoras de telefonia têm de implantar 4G em 91 localidades — por uma questão de obrigação, não de escolha. O acordo envolve as quatro maiores operadoras do Brasil — Tim, Vivo, Claro e Oi — e engloba tanto regiões de grandes cidades do Estado que não têm acesso a tecnologia — como Florianópolis, Joinville e Blumenau —, quanto pequenas comunidades no interior, chamadas de áreas urbanas isoladas (AUI).

Leilão do 5G no Brasil

A necessidade de implantação de melhorias na cobertura móvel em SC contrasta com o leilão do 5G, com abertura dos envelopes ocorrendo já a partir da manhã da última quinta-feira (4), conforme a Anatel. A expectativa é de que a licitação movimente R$ 49,7 bilhões.

Quatro faixas de frequência serão leiloadas no processo: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. As duas primeiras servirão, inicialmente, para melhorar a cobertura 4G, enquanto as duas últimas, mais elevadas, são o 5G “puro” para os consumidores finais.

No total, foram entregues 15 propostas para a Anatel. De acordo com o superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino e Silva, existem dois tipos de interessados na 5G: as operadoras de internet de grande porte e os provedores regionais. Entre as grandes, estão a Vivo, Tim, Claro, maiores operadoras de telefonia do Brasil, Algar Telecom e Sercomtel.

Com informações, Rádio Rural

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×