Itá vence os Jogos da Integração dos Idosos

Itá sagrou-se campeão geral da 20ª Edição dos Jogos da Integração dos Idosos, os Jiidos. O evento de lazer, esporte e integração de pessoas com 60 anos ou mais da região do Alto Uruguai Catarinense aconteceu na última sexta-feira, dia 10, em Piratuba.
A delegação vencedora, que participou com 50 pessoas, uma das maiores dessa edição, ficou com 61 pontos no quadro geral. Em segundo, Jaborá, com 60.
Ao todo, aproximadamente 500 idosos de 12 cidades da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense participaram das 15 modalidades esportivas que marcaram a retomada dos Jiidos nesse período pós pandemia da Covid 19. Até então, a competição havia sido realizada pela última vez em 2017, em Itá.


Historicamente, o evento surgiu como uma alternativa de acesso ao direito à prática esportiva para pessoas acima de 60 anos. Inicialmente, a competição foi proposta pelo Conselho Estadual do Idoso, que em 1998 incluiu a prática esportiva no Programa Estadual de Apoio a Velhice, incentivando a atividade à todas as regiões catarinenses, mediante o Estatuto do Idoso.
A Primeira Edição dos Jiidos aconteceu em 1998, na cidade de Itá. Em todos esses anos, mais de 15 mil idosos já participaram do evento.
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, deve confirmar nos próximos meses a data e cidade da próxima edição dos Jogos da Integração dos Idosos do Alto Uruguai Catarinense.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×