sáb, 6 set 2025, 01:09:49

Jair Bolsonaro é alvo da PF e terá de usar tornozeleira eletrônica

Jair Bolsonaro é alvo de mandados da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira.
MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Jair Bolsonaro é alvo de mandados da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira. MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira (18) em Brasília. As ordens foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e executadas na residência de Bolsonaro na capital federal e em endereço ligado ao Partido Liberal (PL).

A PF informou em nota que foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e medidas cautelares contra o ex-presidente. Conforme apuração da jornalista Camila Bomfim, do g1, Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar redes sociais.

O ex-presidente deverá permanecer em casa entre 19h e 7h e está proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, não podendo se aproximar de embaixadas ou falar com outros réus e investigados pelo Supremo.

Conforme apurou a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, uma das medidas cautelares proíbe Jair Bolsonaro de falar com o filho, Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.

Na casa de Jair Bolsonaro, segundo a Globo News, foram encontrados US$ 14 mil e R$ 8 mil.

Segundo a defesa do ex-presidente, o telefone dele também foi apreendido. O advogado Celso Vilardi afirmou ainda que está “pedindo ao STF acesso integral à decisão sobre as medidas judicias” e que só depois disso ele irá se manifestar.

Bolsonaro foi conduzido à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, onde a tornozeleira eletrônica deve ser instalada.

PGR pede condenação

Na segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ressaltou que a acusação foi baseada em provas como manuscritos, arquivos digitais, trocas de mensagens e planilhas que revelam a trama conspiratória contra as instituições democráticas.

Crimes atribuídos a Bolsonaro

  • Tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito (pena de quatro a oito anos)
  • Golpe de Estado (pena de quatro a 12 anos)
  • Organização criminosa armada (pena de três a oito anos, que pode ser aumentada para 17 anos com agravantes citados na denúncia)
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima (pena de seis meses a três anos)
  • Deterioração de patrimônio tombado (pena de um a três anos)

Bolsonaro pede para negociar com Trump

Em declaração à imprensa na quinta-feira (17), Bolsonaro disse que teria condições de barrar a investigação  comercial aberta contra o Brasil pelos Estados Unidos e as tarifas de 50% impostas ao país pelo presidente americano Donald Trump.

— Acho que teria sucesso uma audiência com o presidente Trump. Estou à disposição. Se me der um passaporte, negocio — afirmou.

O ex-presidente teve o documento retido em fevereiro de 2024, em operação da Polícia Federal, na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. (Gaúcha ZH)

Leia também:

Acidente gravíssimo com veículos de SC mata cinco pessoas da mesma família

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas