O jogador searaense Péricles Maier, que atua no futebol da Lituânia, conversou com a reportagem do BelosF7 sobre a questão do conflito entre Rússia e Ucrânia. A Lituânia está situada no leste europeu e é um dos países bálticos. Faz divisa com a Polônia, Letônia e a Bielorússia (Belarus). O conflito, caso continue, pode chegar até seus territórios, pois é um país aliado à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Péricles destaca que não afetou praticamente nada até o momento. “Mas no início houve receio. Os EUA colocaram soldados em alguns pontos de fronteira. Também houve bloqueio de trens para Kaliningrado, que é uma cidade fora da Rússia, mas que pertence ao país. A principal mudança foi na economia. Cheguei aqui em setembro do ano passado e os preços praticamente triplicaram, foi um absurdo”.
O jogador também cita que “as pessoas daqui não falam muito sobre o assunto, pois para eles já é uma situação normal. Há também muitos ucranianos aqui na Lituânia, muitos refugiados. Inclusive três jogadores em nosso time que são da Ucrânia. Às vezes a gente vê tanque de guerra e outros veículos militares se deslocando. Para quem não é habituado, chega a ser assustador em alguns momentos”.

Carreira no Futebol
Péricles iniciou sua carreira aos sete anos no futsal em Seara com o professor Rogério André Francio, o Nego. “Joguei também no Juventus. Fiz praticamente toda a minha base na Chapecoense, mas não tive oportunidade no time profissional. Fui transferido para o Santa Cruz do Recife e lá fiz poucos jogos. Depois vim jogar no FC Dziugas Telsiai e já fiz mais de 30 jogos. Está sendo uma passagem muito boa. Jogo de meia ofensivo e também atuo como segundo volante”.