sex, 11 abr 2025, 19:05:18

Lula assume a presidência do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Catedral Metropolitana de Brasília pouco antes das 14h30 deste domingo (1º). A Catedral é o “ponto de partida” para a solenidade da posse. O slogan do governo será ‘União e Reconstrução’.

Às 14h30, o Rolls-Royce presidencial começou pontualmente o trajeto pela Esplanada dos Ministérios. Estavam no carro, em pé e acenando para os apoiadores:

  • o presidente Lula;
  • a primeira-dama, Janja da Silva;
  • o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB);
  • a segunda-dama, Lu Alckmin.

O trajeto termina no Congresso Nacional, onde Lula e o vice Geraldo Alckmin serão oficialmente empossados.

O desfile em carro aberto era uma dúvida até a tarde deste domingo – integrantes da segurança presidencial chegaram a sugerir o uso de um carro blindado para mitigar riscos.

O passeio, de cerca de 1,5 km, foi acompanhado por milhares de apoiadores que se reuniram na Esplanada dos Ministérios. O trajeto foi percorrido em 10 minutos.

Às 14h40, Lula, Alckmin e as primeiras-damas desceram do Rolls-Royce em frente ao Congresso Nacional e subiram a rampa, por um tapete vermelho – onde foram recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Hoje a mensagem é de esperança e reconstrução”, diz Lula em discurso de posse, do qual encerrou o discurso de posse diante de aplausos e gritos de apoio no Congresso Nacional. A posse acabou há pouco, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco citando a chapa formada por Lula e Alckmin, antigos adversários: “Sinal claro de que o interesse do país está acima de questões partidárias”.

Além de Rodrigo Pacheco, estão ao lado de Lula e Alckmin o presidente da Câmara, Arthur Lira, e a presidente do STF, ministra Rosa Weber.

Com informações, G1

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas