
Santa Catarina tem duas regiões com risco alto para coronavírus, segundo o matriz do governo estadual, atualizado na tarde deste sábado (9). As outras 15 aparecem em nível moderado, o menos grave para a doença.
As áreas em situação mais crítica são a de Foz do Rio Itajaí e a do Planalto Norte. Ambas apontavam risco moderado e apareciam em azul na semana anterior e nesta semana, aparecem em amarelo.
Em um comparativo com o boletim divulgado na semana anterior, houve mudanças nos indicadores de ambas as regiões, que indicaram piora na curva de crescimento de casos.
A recomendação para os gestores dessas regiões é intensificar esforços para ampliar a cobertura vacinal do esquema primário (duas doses) da população em geral, além da dose de reforço para os idosos a partir dos 60 anos de idade.
Regiões em risco alto
- Foz do Rio Itajaí;
- Planalto Norte.
Regiões em risco moderado
- Alto Uruguai Catarinense;
- Alto Vale do Itajaí;
- Alto Vale do Rio do Peixe;
- Carbonífera;
- Extremo Oeste;
- Extremo Sul Catarinense;
- Grande Florianópolis;
- Laguna;
- Médio Vale do Itajaí;
- Meio Oeste;
- Nordeste;
- Oeste;
- Serra Catarinense;
- Vale do Itapocu;
- Xanxerê.
Mudanças na matriz de risco
Com o encerramento do decreto de emergência no Estado, a matriz passa por uma transição, informou o governo. Assim, ela será incorporada em uma nova matriz de alerta epidemiológico. A data de modificação e o novo formato não foram divulgados.
Casos e mortes por Covid
A última atualização de casos de coronavírus ocorreu na sexta-feira (8). Segundo o Estado, havia 1.684.754 casos confirmados, dos quais 3.712 estavam em acompanhamento.
Desde o início da pandemia, 21.698 óbitos foram causados pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,29%.
Com informações G1 SC