Ministério da Saúde habilita leitos de UTI Covid-19 do hospital de Chapecó

Desde que os leitos do HRO (Hospital Regional do Oeste), destinados para pacientes com Covid-19 foram descredenciados, políticos e empresários do Grande Oeste fizeram uma grande mobilização. Sem o aporte financeiro do governo federal para manter os leitos, a população ficaria prejudicada. Porém, na terça-feira, 3, o Ministério da Saúde confirmou a habilitação temporária de 25 leitos do HRO.

O diretor-geral do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira, informou que recebeu a notícia nesta manhã de quarta-feira (4). Agora, o hospital aguarda a publicação do credenciamento para receber a verba que mantém os leitos diariamente. “Foram dois processos encaminhados ao governo federal, um para habilitação de 25 leitos UTI Covid-19 e outro para mais 10 leitos e os dois foram aprovados, ou seja, são 35 leitos destinados para UTI Covid-19 que foram habilitados. Precisamos aguardar a publicação oficial para receber a verba que mantém diariamente esses leitos funcionando”, explica Osmar.

Segundo o diretor-geral, a mobilização política regional, estadual e em âmbito federal pressionou as autoridades governamentais para prorrogar a habilitação desses leitos. O prazo prorrogado foi de 90 dias.

“Todos os vereadores da região encaminharam ofícios a Brasília, deputados, prefeitos da região, inclusive o prefeito de Chapecó, senadores, associações, a governadora, enfim, foi um esforço em conjunto  para conseguirmos essa habilitação novamente”, acrescenta o diretor-geral do HRO.

O Ministério da Saúde havia descredenciado todos os leitos destinados para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e internados no HRO ainda no dia 19 de outubro. A diária na UTI chega a R$ 1,6 mil. Hoje, o HRO está com 19 pacientes internados na ala UTI Covid-19.

O HRO de Chapecó atende uma população de 1,3 milhão de pessoas de municípios da região Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná, Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. A instituição conta com 337 médicos, 1.032 funcionários e possui 25 especialidades médicas.

NDMais

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×