A editora do dicionário Oxford anunciou nesta segunda-feira (5) a expressão que, segundo o grupo britânico, resume o espírito (zeitgeist) deste 2022. A nova palavra é “modo goblin“, gíria definida pelo dicionário britânico como “um tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, tipicamente de uma maneira que rejeita as normas ou expectativas sociais”.
O “Goblin mode” (ou “modo duende”, em tradução livre no português) é um termo que vem crescendo nas redes sociais para descrever aqueles que não têm medo de assumir seu lado mais preguiçoso.
Segundo o Oxford, estar em “modo goblin” é “acordar às 2h da manhã e se arrastar para a cozinha vestindo nada além de uma camiseta comprida para fazer um lanche bizarro, como biscoito salgado com queijo derretido”.
Outra definição é do jornal The Guardian – “passar o dia na cama maratonando uma série enquanto navega sem parar nas redes sociais e devora um saco de batatas fritas, saindo de casa de pijama e meias só para pegar uma Coca-Cola no bar da esquina”.
Segundo reportagem desta segunda-feira no portal folha.uol.com.br/, outros dicionários conhecidos divulgaram suas “palavras do ano” recentemente. Para o americano Merriam-Webster, é “gaslighting”, termo descrito como “manipulação psicológica de uma pessoa, geralmente por um longo período de tempo, o que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos”.
O dicionário Collins elegeu “permacrise” a palavra de 2022 — o termo descreve a sensação de viver em um período prolongado de instabilidade e insegurança, explica a editora.