
Três pessoas com Covid-19, moradoras de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, estão internadas no município de Erechim-RS. A cidade do Estado vizinho fica distante cerca de 100 Km do maior município do Oeste.
Dois pacientes, uma idosa de 79 anos, e um homem de 52 anos, mãe e filho, estão internados na unidade (enfermaria) do Hospital de Caridade. Segundo a gerente assistencial do hospital, Tais Neis, os pacientes não foram transferidos de Chapecó. Eles possuem familiar que atua na equipe médica e, por isso, foram hospitalizados.
Já no Hospital Santa Terezinha apenas um paciente está internado, também em leito de unidade. De acordo com o diretor-executivo do hospital, Rafael Martins Ayub, a pessoa estava em visita no município quando teve sintomas e foi necessária a internação.
Não foram feitas transferências
Ayub explicou que não é feito transferência de hospitais de um Estado ao outro sem a autorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e de uma conversa entre as Secretarias de Saúde dos Estados.
“Geralmente, em casos de pacientes de outros municípios, a gente entra em contato com para que o paciente seja levado até sua cidade de origem, mas como em Chapecó não há leitos disponíveis, o tratamento está sendo realizado aqui”, disse.
Colapso na saúde
De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quarta-feira (17), 66.338 pessoas já foram testadas em Chapecó. Destas, 19.442 foram confirmadas. Atualmente, 2.395 pessoas estão com o vírus ativo e 16.883 se recuperaram. O município conta ainda com 1.774 casos suspeitos em investigação. As mortes chegaram a 164.
O número de pessoas internadas soma 155. Ao todo, 61 pacientes estão em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 44 no HRO (Hospital Regional do Oeste) e 17 na Unimed.
Na enfermaria estão internados 84 pacientes, sendo 26 no HRO e 58 no setor privado. Em outros espaços, como corredores e salas improvisadas, estão internados nove pacientes no HRO e um no setor privado.
ND Mais.