Morre o ex-vereador xavantinense Nelso Foralosso

Morreu na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, o ex-vereador xavantinense Nelso Foralosso.

Membro do Partido Progressista, Foralosso foi vereador no município por oito mandatos, um recorde em Santa Catarina. Ele enfrentava problemas de saúde há vários anos.

O sepultamento está previsto para as 9h desta sexta-feira, 10 de julho. O prefeito Enoir Fazolo decretou luto oficial por três dias.

Confira parte de sua história, contada pelo jornalista Fábio Bollis no jornal Folhasete de 11 de janeiro de 2020:

Nelso Foralosso, o “Chocolate” como era conhecido, foi ex-vereador de Xavantina com oito mandatos no currículo, 36 anos atuando como vereador de forma seguida e presidente da Câmara de Vereadores por cinco vezes.

Nelso Foralosso, que teve a infância com os pais na comunidade de Pinhal Preto, interior de Xavantina. Iniciou a carreira política pelo incentivo dos amigos e do povo. “Trabalhava como vendedor de máquinas na empresa Canalle por 30 anos e foi ali que percorrendo o município percebi as dificuldades do povo e que me incentivou a ser vereador. Meu primeiro mandato foi em 1976 e sempre me elegi como vereador até 2012”.

Foralosso sempre foi vereador pelo mesmo partido, o ARENA, que ao passar dos anos mudou de nome sendo, PDS, PPB E PP. “Mas eram sempre as mesmas pessoas e meu fã é o Esperidião Amim. A gente tem amor pelo partido. Acho que quem troca de partido é oportunista”, opinou Foralosso.

Após sofrer um problema de saúde e perder as cordas vocais, Foralosso deixou a política em 2012. Agora, com 71 anos enfatizava que “adquiri amigos em todo o canto de Xavantina e região e ganhei esse apelido por ser bom como um chocolate”

Casado e pai de quatro filhos, “Chocolate” dizia ainda que “nunca fui candidato a prefeito, achava que tinha que ter mais estudo, mas na verdade basta ser inteligente, não roubar e não deixar que roubem e ter honestidade. Hoje em dia não é fácil encontrar político honesto”.

Entre os principais feitos ao longo da carreira Foralosso destaca o projeto de sua autoria que reduziu o recesso dos vereadores de 90 para 30 dias, igual aos demais vereadores. “Foi o primeiro projeto neste sentido de Santa Catarina e talvez do Brasil”. Também é autor do projeto que instituiu o fim das diárias nas sessões extraordinárias da Câmara, pois eram muito utilizadas apenas para aumentar os salários dos vereadores.

Belos FM

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×